Não foi um ano fácil para o teatro brasileiro. Ameaças ao financiamento das companhias, com a possibilidade do fim leis de incentivo à cultura, criaram um cenário de crise no meio. Não só financeira. O caso de censura na Funarte, que impediu o espetáculo do coletivo A Motosserra Perfumada de estrear, provou que a abrangência do problema é ainda maior.
Ainda assim, 2019 foi um ano com muitas estreias, entre musicais, brasileiros ou da Broadway, óperas clássicas e contemporâneas, adaptações de filmes e best-sellers e até peças multimídia. Atores consagrados, com uma fila liderada por Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira, Irene Ravache, Sérgio Mamberti e ainda mais, voltaram ao palco com novos textos, reestreias e leituras dramáticas. Aliás, a eleição deste ano ganha uma nova categoria para a versão online: os monólogos.
Já na dança, companhias nacionais consagradas chegaram com novos trabalhos de peso, alguns muito aguardados pelo público. Entre os grandes grupos internacionais, japoneses, chineses e canadenses lotaram teatros por dias a fio durante a 16ª Temporada de Dança do Teatro Alfa e do Eté-Festival Corpo, promovido pelo Theatro Municipal.
Agora chegou a hora do leitor do Guia escolher seus preferidos do ano. Além dos vencedores pelo voto popular (que se estende até o dia 23 de dezembro), um júri elege os melhores de cada roteiro. O resultado será publicado na edição de 27 de dezembro.
Escolha também os seus preferidos em outras categorias, como filmes nacionais, estrangeiros e animações, shows nacionais e internacionais, concertos e óperas, exposições, grandes eventos, espetáculos infantis, restaurantes, guloseimas, bares e festas.
Comentários
Ver todos os comentários