Adaptação do clássico "Orfeu da Conceição" reúne nova geração de atores

Depois da estreia no Rio de Janeiro, o musical "Orfeu" chega a São Paulo nesta quinta-feira (23) para uma breve temporada, antes de seguir em turnê nacional, que passará por Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

Crédito: Daryan Dornelles/Divulgação

Trata-se de uma adaptação do clássico "Orfeu da Conceição", com texto de Vinicius de Moraes e música de Tom Jobim, que entrou para a história do teatro brasileiro ao levar, pela primeira vez, um elenco de atores negros ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em setembro de 1956.

Nessa data, o diretor Aderbal Freire-Filho tinha 15 anos e, mesmo morando em outra cidade, sentiu o impacto causado pela peça. "É uma lembrança que tenho desde sempre. Eu já fazia teatro amador, e a notícia me chegou forte", recorda Aderbal, que assina a direção da nova montagem.

Érico Bras (Orfeu), do filme "Quincas Berro d'Água", Aline Nepomuceno (Eurídice), da minissérie global "Ó Paí, Ó", e Jessica Barbosa (Mira), premiada como atriz revelação no Festival de Cinema Negro de São Paulo 2009 pelo filme "Besouro", encabeçam o elenco de 16 jovens atores negros.

Com direção musical de Jaques Morelenbaum e Jaime Alem, e coreografia de Carlinhos de Jesus, a peça foi idealizada pelo produtor Gil Lopes e conta com outras canções da dupla Tom e Vinicius que não estavam no espetáculo original, como "Água de Beber" e "Esse Seu Olhar". Um poeta, que conduz o enredo da peça, também foi adicionado à nova versão, assim como algumas cenas antes só sugeridas em rubricas.

Saiba mais

Além de inaugurar a parceria entre Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a montagem original do musical contava com cenários de Oscar Niemeyer, que ajudaram a transportar o mito grego de Orfeu e Eurídice para as favelas do Rio de Janeiro.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais