Conheça 16 peças para usar bem seu tempo no feriado

Se o programa do feriadão é ficar em São Paulo mesmo, conheça algumas boas atrações em cartaz --para quem quer aproveitar bem os dias de calmaria da capital. Confira:


BADALADOS

Pterodátilos
Marco Nanini é a estrela da peça dirigida por Felipe Hirschi. Ele dá vida a um pai que fica desempregado e também à sua filha adolescente, que deseja se casar com o empregado da casa. A peça vai da comédia ao drama, enquanto o espectador é absorvido pela transformação do cenário de Daniela Thomas.

Crédito: Carol Sachs/Divulgação Marco Nanini está em cartaz em São Paulo com a peça "Pterodátilos", em que interpreta pai e filha de uma família louca

Deus da Carnificina, Uma Comédia sem Juízo
Um elenco de estrelas está no espetáculo dirigido por Emílio de Mello. Sucesso no Rio de Janeiro, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Orã Figueiredo e Paulo Betti interpretam dois casais que se encontram para resolver um incidente envolvendo seus filhos pequenos.

12 Homens e uma Sentença
Se os planos para o feriado envolvem um espetáculo sem atores famosos, a dica é assistir a uma das peças paulistanas mais elogiada e premiada do ano passado. Dirigida por Eduardo Tolentino, a adaptação do filme homônimo dos anos 1950 narra o impasse de 12 homens trancados numa sala de júri.

DNA - Somos Todos Muito Iguais
O projeto Circo Roda --encabeçado pelo palhaço Hugo Possolo-- fez apresentações lotadas no Festival de Curitiba deste ano e é um espetáculo multiplataforma, com uso de acrobacias, malabarismos e voos. E, pra melhorar, com um preço bem acessível.


RESERVE UM TEMPO

Repertório Grupo XIX de Teatro
É a partir do espaço que a companhia ocupa, uma vila operária no Catumbi, que o Grupo XIX de Teatro cria suas encenações. Desde o começo do mês, os atores, dirigidos por Luiz Fernando Marques, mostram as peças de seu repertório. Reserve um tempo para assistir aos espetáculos e, também, dar uma volta pela Vila Maria Zélia, um charmoso local que parou no tempo.

Enquanto Isso...
Dividida em três partes, sendo que cada uma conta uma versão de uma mesma história, a comédia de Alan Ayckbourn pode ser o programa de todo feriado. A história é sobre um homem que arma uma confusão em sua família quando dá em cima da cunhada.


COMÉDIAS

Mamma Mia!
O musical com trilha do ABBA é programa para toda família e, para melhorar, está com uma promoção no domingo de Páscoa (na compra de um ingresso, o segundo fica com 50% de desconto). Na história, que já rendeu um filme homônimo, as risadas e a cantoria estão garantidas.

Igual a Você
Nesta montagem, quem faz graça é o trio formado por Camila Morgado, Anderson Müller e Bia Nunnes. Sem medo do ridículo, os atores interpretam personagens que sofrem de dores, conflitos e loucuras, como TOCs, síndromes do pânico e crises de TPM.

Pamonha e Panaca
No melhor estilo "O Gordo e o Magro", a dupla de comediantes formada por Cristina Pereira e Ricardo Blat vivem dois moradores de rua inseparáveis, que vivem em pé de guerra, num relacionamento que beira o absurdo.

Vamos?
A comédia "apimentada" de Mário Viana abusa da versatilidade dos atores para contar uma história em que, a cada quadro, os personagens se alteram e, na tentativa de convencer o outro a ir para a cama, todos os argumentos são utilizados.


"UNDERGROUNDS"

Luis Antonio - Gabriela
Concorridíssimo, o espetáculo documental encerra a temporada neste final de semana (mas promete reestrear em pouco tempo no Galpão do Folias). Na emocionante história, o diretor Nelson Baskerville fala sobre seu irmão Luis Antônio, homossexual, que desafiou as regras da família conservadora e se transformou em uma dançarina chamada Gabriela.

Pinokio
A cia. Club Noir, dirigida por Roberto Alvim, apresenta espetáculo inspirado na fábula de Carlo Collodi. Característica do grupo, a história do boneco Pinóquio é encenada com pouquíssima luz e exige a máxima atenção do espectador. O espaço também é pequeno, mas os ingressos não devem se esgotar.

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Imagem da peça "Roberto Zucco", de Rodolfo García Vázquez, em cartaz no Espaço dos Satyros 1, em São Paulo

Roberto Zucco
Vem da praça Roosevelt a premiada peça sobre o "serial killer" italiano Roberto Zucco. Dirigida por Rodolfo García Vázquez. A plateia fica acomodada em arquibancadas móveis, em um espaço escuro e pequeno, e, assim, conhece a trajetória do protagonista.


GRUPOS LOCAIS

Cachorro Morto
Comovente e emocionante, a peça da cia. Hiato, escrita e dirigida por Leonardo Moreira (que ganhou o Shell por "Escuro"), narra as aventuras de um menino com síndrome de Asperger ao tentar descobrir quem matou o cachorro da vizinha. A história cativa o público adulto e juvenil.

Raptada pelo Raio 2.0
Em 2009, a peça da Cia. Livre ficou com o maior número de indicações ao Shell (autor, cenário e iluminação) e, neste mês, reestreou repaginada. Mas a história continua a mesma: um homem parte em viagem para outros mundos para resgatar sua mulher.

Zona de Guerra
A cia. Triptal, que é um braço do grupo Tapa, encena a tensa história de Eugene O'Neill sobre um grupo de homens que, dentro de um navio cargueiro inglês, transporta dinamite durante a Primeira Guerra Mundial. Cheia de testosterona, a peça faz últimas apresentações neste fim de semana.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais