Roteiro traz 17 novas peças ou reestreias que chegam a SP

Nesta semana, 17 espetáculos estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais nos palcos de São Paulo. Confira o roteiro:

Crédito: Christian von Ameln/Folhapress Eduardo Galvão (centro) interpreta o sedutor Darryl van Horne na comédia musical "As Bruxas de Eastwick"

ESTREIAS

As Bruxas de Eastwick
Cansadas da pacata rotina da cidade de Eastwick, três amigas dividem o desejo pelo homem ideal e veem suas esperanças renovadas com a chegada do carismático e misterioso Darryl Van Horne. Extremamente sedutor, ele se envolve com as três e desperta em cada uma a necessidade de liberar os "poderes" que têm dentro de si. O comportamento nada ortodoxo do quarteto escandaliza a cidade. A versão brasileira da comédia musical, que já ganhou a telona em 1987 --com Jack Nicholson, Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon no elenco--, conta 26 intérpretes e efeitos especiais (como fogo, chuva, levitação e voos sobre a plateia)

Cartas de Amor para Stálin
Partindo de um fato supostamente verídico, o texto se passa na Rússia stalinista. o escritor Mikhail Bulgákov (1891-1940), cuja obra sofreu censuras do regime de Josef Stálin, recebe uma ligação do próprio soberano, que diz admirar seus escritos e estar disposto a resolver sua situação de ostracismo. Mas, antes de um desfecho, a ligação cai. Bulgákov tenta restabelecer o contato por meio de cartas, porém não obtém resposta.

Crédito: Divulgação Bete Coelho e Ricardo Bittencourt em cena na peça "Cartas de amor para Stalin", um texto de Juan Mayorga

Circuito Ordinário
Em um período de forte vigilância e repressão, uma informante é intimada a comparecer ao escritório central para responder algumas questões do novo comissário. O assunto é a grande quantidade de denúncias contra ela, que afirma tê-las escrito para manter sua confidencialidade. Com suspense e pinceladas cômicas, os personagens revelam diferentes visões sobre o interesse público e a vigilância coletiva.

Desvio
Dois homens são acusados de um esquema de fraude e desvio de verbas e estão presos em uma sala da polícia federal. A consciência política, a ética dentro das grandes corporações, o instinto predatório do homem e a sua crueldade capaz de se revelar a qualquer momento são características dos personagens.

Garotos da Noite
Na montagem do grupo Time de Criadores, três rapazes circulam pelas ruas e clubes de uma cidade, prostituindo-se para ganhar dinheiro e realizar seus sonhos. Um passeio por clubes, saunas e festas da cidade nos quais se misturam inquietações, vícios e desejos noturnos de uma metrópole obcecada pelo consumo, sexo e poder.

Crédito: Acauã Sol/Divulgação O ator Marcelo Drummond em cena do espetáculo "Macumba Antropófaga Urbana de Sampã", do Teatro Oficina

Macumba Antropófaga Urbana de Sampã
O espetáculo, que comemora os 50 anos do Teatro oficina, é inspirado no no "Manifesto Antropófago", de Oswald de Andrade e mostra figuras históricas e modernistas, como Tarsila do Amaral, Pagu e o próprio e Oswald.

Murro em Ponta de Faca
Mais de três décadas após sua pri­meira encenação o antológico texto de Augusto Boal (1931-2009), ganha nova montagem. O criador do Tea­tro do Oprimido escreveu a obra --so­bre um grupo de exilados políticos durante o regime militar-- quando ele próprio vivia desterrado em Paris. Paulo José, que dirigiu a peça em 1978, retoma o trabalho, agora com um grupo de atores de Curitiba e focando mais nos dramas pessoais dos personagens.

Crédito: Roberto Reitenbach/Divulgação Cena da nova montagem de "Murro em Ponta de Faca", texto antológico de Augusto Boal

Pira, Pirandello, Pira!
A livre adaptação do romance "Uno, Nessuno e Centomila", do dramaturgo italiano Luigi Pirandello (1867-1936) tem como protagonista o emblemático Vitangelo Moscarda. Ao notar que as pessoas têm uma impressão sobre ele absolutamente diferente da forma como ele supõe ser na realidade, Moscarda cai na insanidade e passa a questionar o que é verdadeiro e o que é ilusório.

Prometeu Acorrentado
No mito, Prometeu é condenado por Zeus a ficar acorrentado indefinidamente a uma montanha rochosa por haver dado o fogo, um privilégio dos deuses e símbolo da razão e do conhecimento, aos homens.

As Tribulações de Virginia
Dentro do projeto Ocupação Mirada, do Sesc, os irmãos Oligor trazem da Espanha o espetáculo de animação. Ao som de música de feira, caixinhas de música e tango, a dupla de atores conta a história de amor e desamor de Virginia e Valentin. Os intérpretes utilizam manipulação e articulação de variados objetos, traquitanas movidas por roldanas e pedais, brinquedos mecânicos e máquinas inspiradas em experimentos de causa e efeito para recriar um ambiente soturno.

REESTREIAS

Boa Sorte
Segundo espetáculo do grupo CasadaVó, trata da adolescência de um homem e traz à tona a questão do isolamento social e do "bullying".

O Conto do Anjo Caído
Adaptação do conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, que narra a história de Lúcio, um anjo caído que decide fundar a sua própria igreja e conquistar fiéis por meio de seus pontos fracos.

Meio Dia do Fim
Um casal de latifundiários discute sobre bens e amor, às vésperas de comemorar 30 anos de casados.

ESPECIAL

Donka - Uma Carta a Tchékhov
O espetáculo utiliza a linguagem do circo-teatro para homenagear os 150 anos do escritor russo Anton Tchekhov, utilizando clowns, músicos e acrobatas.

Crédito: Divulgação Cena do espetáculo "Donka - uma Carta a Tchékhov", da companhia suíço-italiano Teatro Sunil

Enquanto o Mundo Explode
Devido à ameaça de uma epidemia que pode acabar com metade da população da Terra, um grupo de jovens (que têm maior risco de contrair a doença) é sorteado para se proteger em um dos abrigos subterrâneos construídos pelo governo. Em meio a um desentendimento, incapazes de resolver a questão pelo diálogo, eles desligam por acidente a linha de comunicação com outros abrigos. Os rapazes e garotas então se veem obrigados a conviver só entre eles. Recorrem a uma câmera de vídeo para registrar o cotidiano e criam programas de TV, descobrindo assim o poder de manipular a realidade.

Tangos e Tragédias
Música e teatro se fundem no espetáculo, em que Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky interpretam artistas da fictícia Sbórnia, entoando músicas da MPB e canções de autoria própria.

CIRCO

Noi Joc
Um circo festivo, de família, influenciado pelos ritmos do jazz, e pelo glamour do início do século 20, ao som da banda Zizelis & The Beans.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais