Com humor, peça 'Caros Ouvintes' mostra o fim das radionovelas

A comédia "Caros Ouvintes" está em cartaz no Masp (zona oeste de São Paulo) e retrata a década de 1960, época em que as radionovelas foram ameaçadas pela produção de novelas para a televisão. Os ingressos custam de R$ 30 a R$ 50.

Com texto e direção de Otávio Martins, a peça mostra radioatores, que têm suas carreiras ameaçadas pela TV.


"Um dia, percebi que não se diz muito sobre a transição de atores de rádio para a televisão", diz Martins. "Foi uma época difícil. Muitos atores conseguiram se adaptar ao novo meio, como Lima Duarte. Mas muita gente, que era conhecida na época, acabou desaparecendo".

Na trama, atores de uma emissora decadente se esforçam para fazer um bom último capítulo da radionovela. O roteiro explora a relação entre eles: o romance do produtor Vicente (Petrônio Gontijo) com a atriz Conceição (Natália Rodrigues) entra em crise quando ela é convidada para atuar na TV.

Enquanto isso, um publicitário (Alexandre Slaviero) insiste que o casal romântico da rádio repita os papéis na televisão, o que causa a revolta dos outros atores.

Além de mostrar o trabalho dos atores na rádio, a peça também é fiel ao ambiente dos estúdios antigos: a sonoplastia é feita ao vivo, com 47 instrumentos. "Grãos dentro de uma bexiga, por exemplo, fazem o barulho da chuva", conta Martins.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais