Apesar de fundado nas premissas do teatro épico de Bertolt Brecht, que buscava alertar e engajar os trabalhadores em relação à sua realidade social, o teatro hip-hop feito pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos jamais tinha encenado um texto do dramaturgo alemão. A primeira vez será nesta sexta (28), com a estreia de “Terror e Miséria no Terceiro Milênio - Improvisando Utopias”, no Sesc Bom Retiro.
O espetáculo é uma releitura de "Terror e Miséria no Terceiro Reich", que, por meio de 24 cenas inspiradas em notícias reais, retratava a ascensão do nazismo na Alemanha nos anos 1930, antes da Segunda Guerra Mundial.
Como é praxe nas montagens do Núcleo Bartolomeu, elementos do hip-hop, como samples de batidas e de músicas, integram o espetáculo, que simula os ensaios de uma peça em montagem.
Em meio ao cenário inacabado, o elenco, formado por nove atores-MCs (mestres de cerimônias) e dois DJs, apresenta cerca de dez esquetes ligadas por comentários.
Com citações diretas e indiretas a assuntos quentes do noticiário nacional, como as discussões sobre porte de armas ou o movimento Escola sem Partido, elas buscam traçar um paralelo entre o terror na época de Brecht e a onda conservadora contemporânea no Brasil e no mundo.
Sesc Bom Retiro - Al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, região central, tel. 3332-3600. Sex. e sáb., às 21h. Dom., às 18h. Estreia sex. (28). Até 28/7. Ingr.: R$ 6 a R$ 20.
Comentários
Ver todos os comentários