Balé da Cidade estreia coreografia assinada por artista português

O coreógrafo português André Mesquita diz que levou cerca de 12 meses para dar forma ao espetáculo “Corpus”, que o Balé da Cidade estreia na próxima quarta-feira (8) no Theatro Municipal.

“Para mim, a peça passa a existir a partir do momento em que sou convidado a fazê-la ou a idealizo”, conta. “Corpus” é inspirada em fragmentos do livro homônimo do filósofo francês Jean-Luc Nancy e propõe uma reflexão sobre o corpo, mas que vá além da anatomia.

Cena da nova coreografia do Balé da Cidade, "Corpus"
Cena da nova coreografia do Balé da Cidade, "Corpus" - Sylvia Masini/Divulgação

​ ​

“O peso, a nossa herança de gravidade, a queda, ‘o corpo às cegas’, a ideia de elevação, o uso da ponta, o salto literal e o salto do pensamento que se torna movimento: tudo isso tenta estar lá”, comenta Mesquita em relação à montagem. Ele também diz que “ver dança é ver o corpo revelado, suas potências e sua eloquência” e que “a dança é uma filosofia observável”.

A série de apresentações do Balé da Cidade, que segue até dia 12/6, também vai contar com outras duas coreografias. “Adastra”, do catalão Cayetano Soto, mostra como tentamos alcançar as estrelas.

Já “O Balcão do Amor”, do do israelense Itzik Galili, é inspirado em Cuba e tem a participação da Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Carlos Moreno —que também acompanha “Corpus”.

Theatro Municipal - pça. Ramos de Azevedo, s/nº, República, tel. 3053-2090. 60 min. 10 anos. Estreia: 8/6. Qua. a sáb.: 20h. Dom.: 17h. Até 12/6. Ingr.: R$ 25 a R$ 90. Ingr. p/ compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais