Descrição de chapéu São Paulo
Restaurantes

Café Botanista fecha no centro de SP após invasão

Post final nas redes sociais critica 'desgoverno de Ricardo Nunes'

São Paulo

"A Botanista fechou. Fechou fechou, fechou mesmo", diz o post publicado nesta sexta-feira (3) no perfil do café, que ocupava o número 290 da rua Bento Freitas.

Na longa postagem, o texto critica a pouca ajuda recebida pelos estabelecimentos comerciais no pós-pandemia de Covid, a "falta completa de incentivo fiscal federal e o desgoverno de [prefeito] Ricardo Nunes (MDB), que pulverizou a cracolândia em cima de todo o comércio no centro, sem nenhum plano de reabilitação (...)."

Ambiente da cafeteria Botanista
Ambiente da cafeteria Botanista - Divulgação

Depois, a postagem aponta que "ser roubado no meia da noite na semana passada foi a gota d'água para decidir não continuar mais". Procurada pela reportagem, a sócia-fundadora Nubia Borges afirmou que três pessoas que andavam pelas ruas invadiram o café. "A ótica da nossa rua também foi roubada à noite. O nosso movimento caiu vertiginosamente depois da pulverização dos moradores da cracolândia.

Com boas opções para café e brunch, a Botanista havia começado recentemente um projeto para servir jantar, às sextas e sábados. Aberto em 2017, em Pinheiros, o café funcionava desde 2020 na região central.

Nubia conta que a casa começava a se recuperar financeiramente no pós-pandemia, apesar da pouca ajuda do governo, quando "soltaram a cracolândia na gente. Vimos muitas cenas de violência e de descaso com os moradores de lá", desabafa.

A postagem recebeu várias curtidas e mensagens de apoio, incluindo da apresentadora e jornalista Astrid Fontenelle, que comentou "uma pena, mas sintam-se abraçados". Vários comércios da região também prestaram solidariedade ao café.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais