Teatro de animação revisita contos de Guimarães Rosa

Crédito: Divulgação
"Primeiras Rosas" é a peça que a Pia Fraus apresenta nesta semana; a entrada é gratuita

A companhia Pia Fraus escolheu quatro contos do escritor João Guimarães Rosa para o espetáculo que apresenta na quinta (25) e sexta-feira (26) na cidade de São Paulo. Com teatro de sombra, bonecos, bunraku, poucas falas e telões, "Primeiras Rosas" será encenado no Sesi Vila das Mercês (zona sul), às 20h, com entrada gratuita.

Para conduzir os contos que foram retirados do célebre livro do escritor --"Primeiras Histórias"--, Beto Andreetta, da Pia Fraus, convidou quatro diretores de regiões e estilos diferentes, de forma que cada um trabalhasse o universo literário de Rosa à sua maneira. Em comum, todos têm o teatro de bonecos no currículo.

De Porto Alegre, vem Alexandre Fávero, da Cia. Lumbra, para dirigir "As Margens da Alegria". Miguel Vellinho, da companhia carioca PeQuod, se encarrega de narrar "A Terceira Margem do Rio". Carlos Lagoeiro, do Teatro Munganga (Holanda), recorre a telões para mostrar "O Cavalo que Bebia Cerveja" e, finalmente, Wanderley Piuras, do grupo paulistano Cia. da Tribo, consegue juntar todas as outras histórias por meio do conto "Sequência", sobre uma vaca perdida.

A montagem está a cargo da companhia Pia Fraus que, em 25 anos de existência, produziu peças exibidas no Brasil e no exterior, além de ter seu trabalho reconhecido e premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), nos anos de 1999 e 2000; Prêmio Shell em 1999; Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem em 1999 e 2000 e Prêmio Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo) em 1998.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Sesi Vila das Mercês - r. Rua Júlio Felipe Guedes, 138, Vila das Mercês, zona sul, São Paulo, SP. 200 lugares. Tel.: 0/xx/11/2946-8172. Qui. (25) e sex. (26): 20h. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais