Ulysses Cruz dirige Regina Duarte e Leopoldo Pacheco em 'O Leão no Inverno'

Espetáculo estreia nesta sexta (18) no Teatro Porto Seguro

Leopoldo Pacheco e Regina Duarte em cena de 'O Leão no Inverno', escrita por James Goldman 
Leopoldo Pacheco e Regina Duarte em cena de 'O Leão no Inverno', escrita por James Goldman  - Marcos Moraes/Divulgação
São Paulo

Intrigas, traição e violência são elementos essenciais para qualquer narrativa que envolva monarcas. Eles, é claro, não faltam em “O Leão no Inverno”, peça do dramaturgo americano James Goldman (1927-1998) que estreia nesta sexta (18), no Teatro Porto Seguro. 

A montagem, dirigida por Ulysses Cruz, tem Regina Duarte e Leopoldo Pacheco no elenco e se passa às vésperas do Natal na corte do rei Henrique 2º, que governou a Inglaterra em meados do século 12.

Na época das festas de fim de ano, o monarca (Pacheco) ordena que a família se reúna. Permite, por isso, que seus servos libertem a rainha Eleanor (Duarte), trancafiada em uma torre para não interferir nos assuntos da corte.

Esse, no entanto, passa a ser o objetivo principal da rainha no momento em que abandona o cárcere. Em uma tentativa de mudar a sucessão real, que prevê que a coroa seja passada, por desejo do rei, ao caçula João, Eleanor conspira para que o primogênito Ricardo assuma o poder da Inglaterra.

Escrita em 1966, a peça teve duas adaptações para o cinema. A primeira, de 1968, teve direção do próprio dramaturgo e Peter O’Toole e Katharine Hepburn interpretando rei e rainha.

Teatro Porto Seguro - Al. Br. de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, tel. 3226-7300. 496 lugares. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Estreia 18/5. Até 29/7. Ingr.: R$ 50 a R$ 80.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais