Guia indica 40 programas para aproveitar o feriadão ao ar livre

Confira 40 atrações para aproveitar o feriadão em atividades culturais, para fazer em família, curtir a natureza ou comer e beber em áreas verdes.

Crédito: Paulo Pampolin/Hype/Folhapress

Programas em família

19 ª Expo Aflord
Dá para agradar a toda a família na feira, que oferece opções variadas de flores por bons preços. Além de mais de 2.000 variedades de plantas --das tradicionais a espécies raras de orquídeas--, há barracas com comidas típicas japonesas, apresentações de música ao vivo, jardins decorados e shows de mágica para as crianças.
Informe-se sobre o evento

Festa das Nações
No pátio da paróquia Nossa Senhora da Consolação, há barracas com pratos árabes, brasileiros, italianos, japoneses e portugueses, entre outros, preparados por suas respectivas comunidades. Música ao vivo anima o ambiente do evento, organizado para arrecadar fundos para restaurar a igreja.
Informe-se sobre o evento

Festa de San Gennaro
Neste sábado (4), começa a 37ª edição do evento mais tradicional da Mooca. As ruas San Gennaro e Lins são tomadas por mais de 20 barracas, que recebem diversas famílias em busca de delícias italianas como pizzas, polentas, macarronadas, fogaças e doces. Há também a opção de escolher um lugar no salão fechado, onde é servido um jantar completo (sem bebidas e com preço fixo) para cerca de mil pessoas.
Informe-se sobre o evento

Kantuta - Feira Boliviana
Organizada por bolivianos, a feira parece ser feita em outro país --poucos vendedores falam português. Além de barraquinhas com artesanato, merecem atenção a venda de pães e grãos encontrados somente na Bolívia. As empanadas são saborosas, assim como as demais comidinhas típicas.

Praça Kantuta - entre a r. das Olarias e a r. Pedro Vicente, Canindé, zona norte, São Paulo, SP. Dom.: das 11h às 19h. Classificação etária: livre.

A Praça dos Bonecos
Nesta edição, o evento recebe a cia. Pia Fraus, que encena o espetáculo "Gigantes do Ar", protagonizado por bonecos infláveis gigantes.

Chácara das Flores - estr. Dom João Nery, 3.551, Jardim Itapura, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2963-1055. Dom.: 15h. Única apresentação. 60 min. Classificação etária: livre.

Praça Victor Civita
A praça costuma atrair pais e crianças aos domingos, quando ocorrem as sessões de contação de histórias com a atriz Kiara Terra. No domingo (5), ela encena a trama do livro "Como Papai e Mamãe se Conheceram", às 17h. No mesmo dia, ocorre um concerto do grupo King David Quartet, quarteto de cordas formado por instrumentistas da orquestra sinfônica de Jerusalém, às 11h.
Informe-se sobre o local

Sesc Ipiranga
A unidade promove sessão da peça infantil "Le Petit Cirque Fratelli", do grupo Acrobático Fratelli, às 12h, na terça (7). Aos sábados, ocorrem aulas abertas de tai chi chuan, ioga e afins, às 10h30.

Sesc Ipiranga - quintal - r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3340-2000. Ter. a sáb. : das 9h às 22h. Dom. e fer.: das 9h às 20h.

Sesc Itaquera
Recomendada para fazer a criançada se movimentar, esta unidade tem o parque com o Espaço de Aventuras, repleto de túneis e cavernas, que reproduzem sons de instrumentos musicais --a área Bichos da Mata mantém esculturas de animais gigantes. O parque aquático também é destaque com oito toboáguas, escorregadores e solário --um alívio nos dias de calor intenso.
Informe-se sobre o local

Sesc Pompeia
Além da exposição "Palavras e o Mundo", onde as crianças brincam com palavras por meio de oficinas e atividades teatrais, haverá sessões de contação de história. Neste sábado (4), atrizes percorrem a rua central sorteando palavras que convidam os espectadores a ouvir contos do mundo inteiro --às 13h30, 14h30 e 15h30. No domingo (5), o palhaço Olímpio passeia pelo espaço realizando jogos e brincadeiras. Trava-línguas e passatempos são tema da atividade que o grupo Girasonhos promove na terça (7) --às 13h30, 14h30 e 15h30.

Sesc Pompeia - rua central - r. Clélia, 93, Água Branca, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3871-7700. Ter. a sáb. : das 9h às 22h. Dom. e ter.: das 9h às 20h. Classificação etária: livre.


Programas culturais

EXPOSIÇÕES

1 ª Bienal Internacional de Graffiti Fine Art
O museu será tomado pelo grafite a partir de hoje (dia 3), em uma bienal que traz 65 obras de nomes nacionais e estrangeiros. Na área externa, Does junta-se ao americano Cern para compor um painel coletivo de cores vivas e formas abstratas.
Informe-se sobre o evento

Fundação Maria Luísa e Oscar Americano
Em meio a jardins que somam 75 mil m§§2§§, o visitante tem a oportunidade de fazer um passeio pelas alamedas da fundação, conhecendo espécies nativas da mata atlântica. A sede do parque abriga uma importante coleção de arte brasileira, com obras de Lasar Segall e Di Cavalcanti.
Informe-se sobre o local

Museu da Casa Brasileira
Os fundos do casarão abrigam um agradável jardim, com mais de 200 espécies de árvores --algumas delas possuem uma pulseira com uma lente de aumento, que expõe as entranhas da madeira. Com abertura na sexta (3), a mostra "Mulheres no Design Espanhol" reúne o trabalho de artistas especializadas em mobiliário, iluminação e acessórios. Neste domingo (5), às 11h, a "big band" Coletivo Orquestral da Unicamp, com 22 instrumentistas, se apresenta sob a batuta de Mário Campos. O feriado tem entrada gratuita.
Informe-se sobre o local

Parque da Luz
Inaugurado em 1825, é considerado o jardim público mais antigo da cidade. Guarda preciosidades, como grandes árvores centenárias, um coreto de 1911, e um lago em forma de cruz-de-malta. Entre as alamedas, há esculturas de artistas como Lasar Segall, Victor Brecheret e Franz Weissmann.
Informe-se sobre o local

Sítio Morrinhos
O sítio é um conjunto arquitetônico formado pela casa sede, construída no início do século 18, e por várias construções anexas, que são dos séculos 18 e 20. Todas as casas estão em uma grande área verde. Dentro da sede, há a exposição "Escavando o Passado - Arqueologia na Cidade de São Paulo".

Sítio Morrinhos - r. Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento, zona norte, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2236-6121. Ter. a dom.: 9h às 17h. Em cartaz por tempo indeterminado. Classificação etária: livre.

SHOWS

Crédito: Marcelo Justo/Folhapress
Tradicional desfile do feriado que comemora a independência do país ocorre no sambódromo do Anhembi, na zona norte de SP

Fim de Feira
A banda pernambucana apresenta ritmos nordestinos atrelados à poesia de cordel.

Fim de Feira - pça. do Patriarca, s/ nº, Sé, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/ 3113-3651. Sex. e sáb.: 12h30. 90 min. Livre.

Desfile 7 de setembro
O tradicional desfile do feriado que comemora a independência do país ocorre no sambódromo do Anhembi na terça (7), a partir das 10h. Mais de 8.000 pessoas são esperadas para ver desfiles com embarcações da marinha, aeronaves militares, motos, helicópteros e grupos de alunos de escolas públicas.

Sambódromo do Anhembi - av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, zona norte, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2226-0400. Ter.: 10h às 12h. Classificação etária: livre.

Jane Duboc e Kiko Continentino
No projeto Piano na Praça, o pianista Kiko Continentino abre a tarde interpretando clássicos como "O Trenzinho do Caipira", de Heitor Villa-Lobos, e "Nada Será como Antes", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, entre outros. Em seguida, Jane Duboc sobe ao palco e, juntos, apresentam o blues "Rastros de Sangue", parceria da cantora com Zeca Alazães, e "Sem Você", de Ivan Lins e Celso Viáfora.
Informe-se sobre o evento

Orquestra de Berimbaus
Formada por 14 jovens do Butantã e do Morro do Querosene, na zona oeste de São Paulo, a orquestra mostra a versatilidade do instrumento interpretando toques da capoeira e ritmos da música brasileira, com arranjos e regência do mestre Dinho Nascimento. Eles mostram músicas do CD "Sinfonia de Arame", que deve ser lançado neste ano.
Informe-se sobre o evento

Sunset Party
O DJ norte-americano Nosaj Thing comanda os toca-discos com música eletrônica experimental, influenciada por canções de Erik Satie e por produtores como Boards of Canada. Depois da discotecagem no pátio, o DJ faz uma apresentação audiovisual no auditório, às 19h.

MIS - av. Europa, 158, Jardim Europa, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2117-4777. Pátio: Sunset Party: grátis. Sáb.: 16h às 21h. Até 4/9. Auditório: Perfomance Audiovisual, 45 min. Ingr.: R$ 10. Dom.: 19h. Até 5/9. 177 lugares. Estac. (R$ 7 - convênio).

TEATRO

Crédito: Érika Garrido/Folhapress
Companhia LaMínima abre o Teatro nos Parques com espetáculo no parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, neste sábado

Mirada - Festival de Santos
Vale aproveitar o feriado para um passeio até Santos, que sedia o festival de teatro --com diversos espetáculos gratuitos. Confira programação completa em www.sescsp.org.br/mirada.

Teatro nos Parques
A Cooperativa Paulista de Teatro faz a segunda edição do evento, que tem espetáculos para adultos e crianças. Neste sábado (4), a cia. LaMínima abre o festival com a peça "Reprise", no parque Ibirapuera. Neste domingo (5), Alexandre Roit encena "Pelada na Rua", no parque Previdência. Também no domingo, no parque Shangrilá, o grupo Trilhos Urbanos mostra "Bumba meu Fusca", uma releitura do bumba meu boi.

Parque Previdência - r. Pedro Piccinini, 88, Jardim Ademar, zona sul, São Paulo, SP. S/ tel. Pelada na Rua, dom.: 11h. Pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Parque Ibirapuera, zona sul, São Paulo, SP. S/ tel. Reprise, sáb.: 12h. Pq. Shangrilá - r. Irmã Maria Lourença, 250, Jardim Shangrilá, zona sul, São Paulo, SP. S/ tel. Bumba meu Fusca, dom.: 15h.


Na Natureza

Crédito: Jefferson Coppola/Folhapress

Horto Florestal
Boa opção de passeio para a família, ocupa uma área de 174 hectares e oferece atrativos como pistas de cooper, trilhas para caminhadas, campos de futebol, locais para piquenique, um museu que tematiza o ambiente florestal e um bom parque infantil. Os banheiros, lanchonetes e o fraldário são muito limpos e bem conservados.
Informe-se sobre o local

Jardim Botânico
O local, vizinho ao Jardim Zoológico, vale a visita por ter uma das mais belas áreas verdes da cidade. Espalhados por 360 mil m§§2§§, estão lagos habitados por patos, orquidários, estufas com plantas tropicais, o marco das nascentes do riacho do Ipiranga e o Museu Botânico.
Informe-se sobre o local

Parque da Água Branca
O parque reúne atrações como aquário, museu geológico e playground, além de contar com aves e cavalos circulando pelo local. Entre as novidades, estão os espaços de leitura espalhados pela área verde, compostos por oito quiosques e um acervo de aproximadamente 800 livros, revistas e outras publicações.
Informe-se sobre o local

Parque Ecológico do Tietê
O parque tem 14 milhões de m§§2§§, com uma área de lazer que agrada às crianças, trilhas próximas do rio, quadras de esporte, lago com pedalinhos e barquinhos e um simpático museu, que narra a história do rio.
Informe-se sobre o local

Parque Ibirapuera
O mais frequentado parque de São Paulo oferece várias atrações, como o Museu de Arte Moderna e o viveiro Manequinho Lopes. Os destaques do fim de semana prolongado são as sessões do planetário, reaberto recentemente, e o evento Passeio Ciclístico pela Mobilidade Verde, que, no domingo (5), reunirá o público de bicicleta para um percurso pelas ruas da cidade, a partir das 8h (com concentração em frente ao obelisco).
Informe-se sobre o local

Parque da Juventude
O espaço ocupa parte da antiga Casa de Detenção e possui dez quadras (inclusive de tênis), além de pistas de skate e áreas para caminhada. Lá também fica a moderna Biblioteca de São Paulo, que possui programação cultural intensa. Neste sábado (4), às 14h, a biblioteca sedia um bate-papo sobre artes gráficas com o artista Loredano; no domingo (5), às 17h, há show de MPB com o grupo Tangá Mulèk.
Informe-se sobre o local

Templo Zu Lai
Se a ideia é fugir do estresse da capital, uma dica é visitar o templo budista, que fica a 40 km do centro da cidade. É o maior da América Latina e possui diversos jardins, lago e esculturas. Conta com uma lanchonete e uma loja que vende lembranças budistas e, aos domingos, um restaurante oferece almoço vegetariano.

Templo Zu Lai - estr. Municipal Fernando Nobre, 1.461 (altura do km 28,5 da rod. Raposo Tavares), Cotia, SP. Tel.: 0/xx/11/4612-2895. Ter. a sex.: 12h às 17h. Sáb. dom. e feriados: 9h30 às 17h (não abre seg.). Estac. grátis. Classificação etária: livre.

Zôo Safari
Os animais ficam soltos e os visitantes entram de carro no meio da "natureza". Leões, tigres e hipopótamos ficam em jaulas. É possível alimentar muitos bichos com ração. Os animais queridinhos são a dócil camelo fêmea e o filhote de lhama.
Informe-se sobre o local


Programas gastronômicos

BARES

Dita Cabrita
O ambiente aconchegante, com metade do espaço aberto, é repleto de badulaques, árvores e plantas. O charme faz do local encontro perfeito para casais, que podem apreciar bons petiscos como a porção de miniacarajés acompanhados de uma cerveja Colorado ou de refrescantes drinques especiais, como o que leva o nome da casa, feito com kiwi, suco de laranja e vodca.
Informe-se sobre o local

Ludovina
O bar na esquina da avenida Lavandisca com a alameda dos Arapanés tem uma enorme varanda, de cerca de 30 metros, ótima para dias quentes. Os petiscos caprichados acompanham drinques bem preparados e chope Brahma. Entre as opções para beliscar, há espetos assados na brasa, como os de carne, linguiça toscana, coração de frango, queijo-coalho e cafta com hortelã. Há música ao vivo às sextas e aos sábados.
Informe-se sobre o local

Mercearia São Roque
Arejado, o bar possui uma varanda para 50 pessoas e, nos dias de calor, abre um teto retrátil. É frequentado por um pessoal arrumadinho e serve boas caipirinhas, como a de lima da pérsia, e chope correto. Dos petiscos, as boas opções são as porções de bolinho de bacalhau (R$ 20,60) e carne-seca desfiada (R$ 16,10).
Informe-se sobre o local

Paribar
Reduto da boêmia entre 1942 e 1980, o bar fica a pouco mais de 50 metros do palco do projeto Piano na Praça, que traz neste sábado (4) a cantora Jane Duboc e o pianista Kiko Continentino. São 200 lugares em mesas na área externa, nas quais, a partir de sexta (3), o público poderá apreciar seis drinques inéditos à base de saquê criados pelo barman Kascão Oliveira. Entre eles, está o Kasato Maru, que leva chá verde, licor de pêssego, suco de limão e wasabi.
Informe-se sobre o local

Pé de Manga
Com um enorme quintal, no qual há três mangueiras, muito verde e um lago artificial, o local é perfeito para desfrutar das noites quentes. O menu traz pratos tropicais, como miniacarajés, casquinha de siri, lula à dorê ao molho tártaro e caipirinhas de frutas da estação.
Informe-se sobre o local

Skye
Instalado na cobertura do hotel Unique, o bar proporciona uma bonita vista da cidade. No deque externo, ao lado da piscina vermelha, é possível se instalar em mesinhas ou no balcão para apreciar drinques como o preparado com tangerina, creme de cassis, vodca e champanhe, ou o que leva morango, vodca, limão-siciliano e suco de cranberry, servido em taça de martíni.
Informe-se sobre o local


CAFÉ

Bles d'Or
O gracioso café tem entre seus ambientes uma varanda a céu aberto, de onde é possível apreciar itens como o gratinado de pão de campanha com tomate e queijo de cabra. Um toldo pode recobrir o espaço, a pedido dos clientes, caso faça muito Sol.
Informe-se sobre o local

Feira Moderna
No mesmo local, funciona uma loja de artesanato, café e sorveteria. A dica é correr para os fundos, onde há um pátio ao lado de um jardim a céu aberto que é boa opção para a happy hour. No cardápio, quitutes brasileiros, como bolinho de abóbora e tapioca de carne-seca.
Informe-se sobre o local


RESTAURANTES

Bar des Arts
Um jardim aprazível com árvores e uma fonte é indicado para quem quer comer ao ar livre. Lá, estão mesas onde são servidos pratos com assinatura do chef italiano Giancarlo Bolla --caso do medalhão de filé com molho de mostarda de Dijon e do robalo com risoto de camarão.
Informe-se sobre o local

Lá da Venda
Mesinhas instaladas na entrada dessa mistura entre loja e restaurante são boa opção para o almoço. Quem cuida do cardápio (e da decoração, que dispõe de objetos à venda) é a chef Heloisa Bacellar, autora do livro "Cozinhando para Amigos".
Informe-se sobre o local

Terrasse
No segundo andar do restaurante está o terraço a céu aberto, de bonita vista. De lá é possível pedir sugestões --sobretudo "tapas"-- que estão a cargo da chef Vanessa Tréfois.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais