Casarão histórico do centro de SP abriga museu e mostra gratuita

Um casarão histórico e semidestruído no bairro paulistano dos Campos Elíseos (região central de São Paulo), que servia de abrigo a cerca de 60 famílias carentes até 2001, deu lugar em 2005 ao Museu da Energia de São Paulo --cenário da exposição "Bom Retiro, uma Costura de Povos". A mostra aborda aspectos do bairro vizinho, marcado pela presença de imigrantes de diferentes regiões do mundo.

Crédito: Folha Imagem/Divulgação Casarão Santos Dumont, no bairro paulistano dos Campos Elíseos, durante (esq.) e depois (dir.) de seu restauro

Recuperado, o Casarão Santos Dumont --cuja construção, que ocorreu entre 1890 e 1894, ficou a cargo do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo-- mereceria uma visita somente por sua beleza e pelo esmerado projeto de restauro. Mas "Bom Retiro, uma Costura de Povos" também vale o passeio, por apresentar documentos, fotos e objetos interessantes, como itens domésticos, máquinas de costura, peças de vestuário, instrumentos musicais e até malas de viagens pertencentes aos imigrantes.

Você pode saber mais sobre o Casarão Santos Dumont e os eventos que abriga no site do Museu da Energia de São Paulo. No endereço eletrônico, também é possível baixar um livro com receitas típicas dos imigrantes do Bom Retiro.

Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais