Design Weekend: idealizadores dão dicas do que não perder no evento

Começa nesta quarta (12) a 4ª edição do Design Weekend, maior festival urbano de design da América Latina, que vai até domingo (16). Ele ocorre em diversos endereços da cidade, como a avenida Paulista, o Jockey Club e a alameda Gabriel Monteiro da Silva.

A mostra aborda áreas do design, incluindo arquitetura, decoração, moda e inovação tecnológica. Na programação estão exposições, palestras, workshops, intervenções artísticas e até uma feira gastronômica.

Para saber onde ir e como aproveitar melhor o evento, o "Guia" pediu ao idealizador Lauro Andrade e ao curador Pedro Ariel sugestões das melhores atrações do Design Weekend. Confira abaixo duas regiões que valem a visita, segundo os especialistas:



1. ALAMEDA GABRIEL MONTEIRO DA SILVA

Localizada na região oeste de São Paulo, a rua é um grande corredor de lojas de decoração: ao menos 40 delas realizarão exposições e lançamentos de novos produtos para o festival.

Além disso, o espaço contará também com 21 food trucks e cursos de iniciação ao design.

Entre os estabelecimentos participantes, Ariel indica cinco lojas para quem vai conferir o festival pela primeira vez:

By Kamy Maison: Desenhados por artistas acima de 60 anos, os produtos da loja misturam natureza e formas geométricas.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.147, Jardim Paulista. Qua.(12) a sex.(14): 10h às 19h. Sáb.(15): 10h às 17h. Dom.(16): 10h às 14h.

Breton: Jornalistas da área de arte e design foram convidados a desenhar móveis usando o corian, um material de superfície lisa geralmente utilizado em bancadas.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 820, Jardim Paulista. Qua.(12) a dom.(16): 10h às 18h00.

Decameron: Grandes nomes do design nacional, como Marcus Ferreira e Guilherme Wentz, trazem móveis e produtos adequados a microespaços, entre eles sofás, mesas, escrivaninhas, poltronas e pufes.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.136, Jardim Paulista. Qua.(12) a sex.(14): 10h às 18h30. Sáb.(15): 10h às 16h.

La Lampe: Os produtos da loja consistem em luminárias, criadas e projetadas por jovens artistas, que convidam o público a interagir de forma criativa.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.258, Jardim Paulista. Qua.(12) e qui.(13): 9h30 às 19h. Sex.(14): 18h às 21h. Sáb.(15): 10h às 18h.

Legado Arte: Pouco conhecida, a loja aposta no projeto "Design Armorial", valorizando produtos de origem nordestina, com obras de Rodrigo Almeida, Rodrigo Ambrosio, Sergio Mattos e Zanini de Zanine.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 500, Jardim Paulista. Qua.(12): 19h às 22h. Qui.(13) e sex.(14): 11h às 18h. Sáb.(15): 11h às 15h.


2. ART DESIGN VILLAGE - JOCKEY CLUB

O Jockey Club foi o local escolhido para sediar a primeira edição do "Art Design Village", projeto que reúne várias feiras de design, além de exposições de arte, jóias e antiquários. Os designers indicam três mostras imperdíveis.

MADE (Mercado de Arte e Design): Em sua terceira edição, a feira aproxima o design da arte e reúne galerias, instalações interativas, palestras e exposições, com obras produzidas por cerca de 30 artistas —todas à venda. Entre os destaques estão os designers Marcelo Rosenbaum, Zanini de Zanine e os irmãos Campana, entre outros.

Salão de Arte: O evento chega este ano à sua 22ª edição e conta com a participação de importantes nomes do design e da arquitetura, entre mais de 60 expositores. O destaque é a mostra em homenagem a Tomie Ohtake, com curadoria de seu filho, o arquiteto Ricardo Ohtake. Obras de antiquaristas e joalheiros, todas à venda, também integram a exposição.

Prêmio Salão Design: O concurso traz uma mostra com obras dos 64 artistas finalistas, além do seminário internacional "A Forma Segue a Matéria", no dia 12. Participarão do evento três nomes do design contemporâneo: o italiano Clino Trini Castelli, o chileno Cristian Domínguez e o brasileiro Brunno Jahara.

Art Design Village - Jockey Club - av. Lineu de Paula Machado, 1173, Cidade Jardim. Qua.(12) a sex.(14): 13h às 21h. Sáb.(15): 12h às 21h. Dom.(16): 12h às 20h. Ingr.: grátis (quarta e quinta-feira) e R$ 20 (sexta a domingo - valor inteiro). Livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais