Exposições de presépios resgatam a peça fundamental do Natal

Presépio brasileiro da cidade de Chapecó (SC)  retrata os tropeiros, que eram os colonizadores daquela região do oeste de Santa Catarina. Feito de barro pelo artista Milton Luiz Vieira *** ****
Presépio de Chapecó (SC) retrata os tropeiros, colonizadores do oeste do Estado; em exposição no Santuário São Francisco - Divulgação


Árvores decoradas e papais noéis são peças que nunca faltam na decoração de Natal. Mas o presépio, construção que retrata a cena do nascimento do menino Jesus, muitas vezes fica de fora.

"Às vezes, as pessoas se esquecem do verdadeiro sentido da festa, que é celebrar a natividade de Cristo", diz o monge dom João Baptista, responsável pela 4ª Exposição Internacional de Presépios do Mosteiro de São Bento.

O presépio surgiu em 1223, quando são Francisco de Assis encenou o nascimento de Jesus em Greccio, na Itália. 

"São Francisco recriou esse cenário com pessoas que viviam na cidade, como se fosse uma peça teatral", conta o frei Alvaci Mendes da Luz, do Santuário São Francisco. "Os franciscanos, como missionários, espalharam essa ideia para o resto do mundo."

Com o passar do tempo, os católicos começaram a recriar o episódio do nascimento de Cristo com diversos tipos de materiais para representar cada personagem bíblico.

Confira abaixo algumas exposições de presépios em São Paulo.

​​27ª Exposição Franciscana de Presépios

A edição deste ano tem como tema "A Paz Entre os Povos" e traz 59 presépios de 20 países."O objetivo é mostrar como cada região representa o nascimento de Cristo", diz o frei Alvaci Mendes da Luz. 

Santuário São Francisco - Lgo. São Francisco, 133, Sé, região central, tel. 3291-2400. Ter. a sáb.: 9h às 17h. Dom.: 8h às 13h. Até 8/1. Livre. conventosaofrancisco.com.br. GRÁTIS 
Saiba mais sobre o serviço.

4ª Exposição Internacional de Presépios do Mosteiro de São Bento

Trinta presépios representam a cultura de diferentes países, com vários tipos de matéria-prima. "Não importa o material, o que importa é a representação", diz dom João Baptista. "Qualquer pessoa pode fazer seu presépio em casa usando materiais simples."

Mosteiro de São Bento - basílica - Lgo. São Bento, s/ nº, Centro, tel. 3328-8799. Seg. a sex.: 8h às 17h. Sáb.: 8h às 12h. Até 30/12. Livre. mosteiro.org.br. GRÁTIS
Saiba mais sobre o serviço.​

Sagrada Família, Família Sagrada

São 25 presépios montados por diversas famílias, como os judeus Kasinski, que põem o menino Jesus sobre a Bíblia, em referência ao Antigo Testamento e à origem judaica de Cristo. "Convidamos pessoas de diversas áreas, como a atriz Maria Fernanda Cândido, o padre Fábio de Melo, o estilista Samuel Cirnansck e a artista plástica Bia Doria para que cada um representasse em seu presépio a sua visão de família", diz Francesca Alzati, curadora da mostra. Sete peças ficam no Museu de Arte Sacra. As outras 18 estão na estação Tiradentes do metrô e podem ser vistas gratuitamente por quem passa por lá.

Av. Tiradentes, 676, Luz, região central, tel. 3326-3336. Ter. a dom.: 9h às 17h. Até 6/1. Livre. museuartesacra.org.br. Ingresso: R$ 6.
Saiba mais sobre o serviço.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais