Saiba quais as 14 melhores peças em cartaz na capital

Se você está perdido em meio às mais de cem peças atualmente em temporada na cidade de São Paulo, o "Guia" fez uma seleção dos melhores espetáculos em cartaz segundo os críticos da Folha. Confira e programe-se:

Crédito: Andre Mantelli/Divulgação Cena do espetáculo "Adeus à Carne ou Go to Brazil|", nova montagem do ator e diretor Michel Melamed


ÓTIMAS

Adeus à Carne ou Go to Brazil
Quase sem texto, o espetáculo de Michel Melamed parte do Carnaval para explorar (de maneira crítica ou não) temas do Brasil contemporâneo, como violência, individualismo, comunicação de massa e religião.

O Jardim
Após "Cachorro Morto" (2007) e "Escuro" (2009), a companhia Hiato dá continuidade à linha de pesquisa que dá nome ao grupo: a lacuna entre o que se expressa e o que é compreendido. Desta vez, a abordagem sobre deficiências dá lugar ao estudo da memória. Para conceber a montagem, o grupo de atores partiu de suas próprias biografias. A trama retrata a saga de uma família e é dividida em três núcleos, que se passam nos anos 1938, 1979 e 2011. As cenas acontecem simultaneamente e o espectador assiste a uma determinada sequência dependendo de onde estiver sentado.

Crédito: Otávio Dantas/Divulgação Considerada ótima, a peça "O Jardim", da Cia. Hiato, está de volta à cidade, em temporada no Tusp

Macbeth
A tragédia, escrita por William Shakespeare no século 17, conta a história de um homem que, instigado por sua cruel esposa, passa de herói a tirano. Depois de salvar a Escócia em batalhas com os reinos vizinhos, Macbeth decide matar o monarca do país para assumir o trono. Ele age assim para fazer se cumprir a profecia de poder e glória que lhe foi revelada por três bruxas. O elenco é composto apenas por homens.

Tim Maia - Vale Tudo, o Musical
Em blocos temáticos, a peça conta a história do cantor Tim Maia, desde a infância no bairro carioca da Tijuca, passando pela formação da banda Vitória Régia. Integram o repertório do musical sucessos como "Vale Tudo", "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".


BOAS

12 Homens e Uma Sentença
Adaptação para os palcos do clássico filme homônimo dos anos 1950, narra o impasse de 12 homens trancados numa claustrofóbica sala de júri. Está nas mãos deles a sorte de um jovem e, se houver um veredito unânime, o rapaz pode ser condenado à morte.

O Beijo no Asfalto
Na peça de Nelson Rodrigues, dirigida por Marco Antonio Braz, um pedestre é atropelado por um ônibus e fica entre a vida e a morte. Porém, como último pedido, quer um beijo de um homem que parou para socorrê-lo.

Crédito: Leticia Moreira/Folhapress "Bom Retiro 958 Metro", do Teatro da Vertigem, avaliada como boa pela crítica

Bom Retiro 958 Metros
O Teatro da Vertigem percorre quase um quilômetro do Bom Retiro, mostrando personagens e características do bairro, com suas relações de trabalho e consumo e seu fluxo migratório.

A Garota do Adeus
Uma dançarina e atriz (Gabriela Duarte) é abandonada pelo namorado (Edson Fieschi), também ator, que vai para a Espanha tentar um novo papel no filme de Almodóvar. Para piorar a situação, ele subloca o apartamento em que ela e a filha vivem.

A Família Addams
Inspirado nos personagens criados pelo cartunista Charles Addams, o musical mostra uma bizarra e macabra família. Na trama, Wandinha, a filha mais nova do casal Gomez e Morticia, se apaixona por um doce e inteligente jovem de uma família tradicional. Para os pais Addams, o acontecimento vira a casa de cabeça para baixo, já que são forçados a organizar um jantar para o jovem e sua família.

Ifigênia
A tragédia "Ifigênia em Áulis", de Eurípides, sobre um comandante que é impelido a sacrificar a própria filha, é o ponto de partida da peça da cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Todas as marcações e personagens são improvisados --os atores decidem na hora quem irá fazer o quê.

Crédito: Divulgação Cena de "Sua Incelença, Ricardo III", do grupo Clowns de Shakespeare, tem três estrelas (boa), segundo a crítica

Jaguar Cibernético
O espetáculo "Jaguar Cibernético", composto por três peças autônomas, é uma obra-síntese da experimentação dramatúrgica do amazonense Francisco Carlos, autor elogiado e diretor de mais de 40 peças. A trilogia está inserida no ciclo do "pensamento selvagem" do autor, versando sobre temas indígenas e abordando as relações de alteridade entre culturas.

Mulheres Alteradas
Na adaptação das famosas tirinhas da cartunista argentina Maitena, três mulheres representam os questionamentos do universo feminino. Entre uma e outra cena, intervenções aproximam o público da linguagem dos quadrinhos.

Satyros' Satyricon
Composta de três partes (Trincha, Satyricon e Suburra) --a última só é encenada aos sábados-- e inspirada na obra do escritor romano Petrônio, a peça da cia. Os Satyros descreve as peripécias do ex-gladiador Encólpio, de seu amante Gitão e de seu amigo Ascilto.

Sua Incelença, Ricardo III
O grupo potiguar Clowns de Shakespeare reconta o drama do bardo inglês --sobre as artimanhas criadas por um nobre contra a própria família para ascender ao trono-- em diálogo com a cultura popular nordestina.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais