Longa que representa o Brasil no Oscar 2019 e cópia restaurada de 'Feliz Ano Velho' são destaque da Mostra

Documentário sobre jovem sírio que em aeroporto da Alemanha também será exibido nesta segunda

Obra do renomado diretor Cacá Diegues, recém-nomeado para a Academia Brasileira de Letras, “O Grande Circo Místico” terá uma sessão única, nesta segunda (29), na 42ª Mostra —trata-se do título brasileiro que disputa por uma vaga de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019. 

O longa conta a saga de cinco gerações da família austríaca Knieps, dona de um circo. O filme, inspirado em um poema de Jorge de Lima, teve sua première no Festival de Cannes. 
 
Além do filme de Diegues, outra produção brasileira, “Feliz Ano Velho” também é destaque nesta segunda (29). Baseado no livro do jornalista Marcelo Rubens Paiva que relata o acidente que o deixou paraplégico, o filme completa 30 anos e será apresentado, na mostra, com uma cópia restaurada. 
 
Outro nacional, “Sueño Florianópolis” conta a história de um casal que, no verão de 1990, decide deixar a Argentina e partir para o sul do Brasil. 
 
Há, também, opções estrangeiras, como o germânico “THF: Aeroporto Central”, um documentário que conta a história de um jovem sírio na Alemanha, que vive no aeroporto enquanto espera que as autoridades decidam sobre seu futuro. Outro exibido na segunda-feira é o argentino “O Anjo”, inspirado na vida de um jovem que, por trás de traços angelicais, escondia um talento por cometer crimes. 

 

O Anjo
Baseado na história do serial killer argentino Carlos Robledo Puch, o filme acompanha o adolescente que, em 1971, fazia sucesso com seu jeito de galã, mas que escondia um talento para cometer crimes. Quando conhece um amigo na escola, eles embarcam numa jornada de amor e estelionatos. Indicado pela Argentina para disputar o Oscar de filme estrangeiro. 
Cinesala, às 20h

Feliz Ano Velho
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que relata o acidente que o deixou paraplégico. Um garoto de 17 anos mergulha em um lago, bate a cabeça e perde os movimentos. A paralisia física o coloca diante de sua imobilidade existencial. Também será exibido o curta “Juliana na Cinemateca” (2017), de Diego Quinderé de Carvalho e Estevão Meneguzzo.
Cinemateca - Sala BNDES, às 19h 

O Grande Circo Místico
Candidato brasileiro no Oscar 2019 de filme estrangeiro, o longa conta a saga de cinco gerações de uma família dona de um circo. Baseado no poema homônimo de Jorge de Lima, foi exibido no Festival de Cannes.
Espaço Itaú - Pompeia Imax, às 21h 

Sueño Florianopolis
No verão de 1990, um casal decide deixar a Argentina e partir para Florianópolis. Em meio a uma crise matrimonial, eles levam os filhos para uma aventura em busca de sol e praias tropicais.
Marabá Playarte 4, às 18h40 

THF: Aeroporto Central 
Documentário lança um olhar sobre Berlim, Alemanha, a partir da história de um jovem sírio. Ele vive no aeroporto de Tempelhof, uma construção nazista, enquanto aguarda as autoridade decidirem sobre sua permanência no país.
Cinesesc, às 19h10

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais