'A Caixa de Pandora' ganha trilha pela Orquestra Jazz Sinfônica durante a Mostra

Marcado pela sensualidade, filme mudo gerou polêmica na época de seu lançamento, em 1929

Natalia Engler
São Paulo

A tradicional projeção com acompanhamento de orquestra no Auditório Ibirapuera traz este ano um filme que gerou polêmica em sua época: “A Caixa de Pandora”, de Georg Wilhelm Pabst, que será exibido no dia 27, às 19h, com trilha executada no palco pela Orquestra Jazz Sinfônica.

Marcado pela sensualidade, o filme não foi bem recebido no lançamento, em 1929, e acabou esquecido por anos. Até que um renovado interesse por sua estrela, Louise Brooks, levou a película a ser reavaliada nos anos 1950 e classificada como uma produção à frente de seu tempo, com uma das primeiras aparições de uma personagem lésbica na história do cinema. O roteiro de Pabst é baseado em duas peças de Frank Wedekind, “O Espírito da Terra” e “A Caixa de Pandora”.

​Brooks, hoje considerada uma das grandes estrelas do cinema mudo, interpreta a sedutora dançarina Lulu, que coleciona amantes e causa estragos por onde passa. Na Alemanha da República de Weimar, ela se envolve com o rico dono de um jornal, que já está de casamento marcado, mas a noiva flagra os amantes e rompe o compromisso. Ele então se casa com Lulu, mas, depois das bodas, flagra-a na cama com outros homens e tenta matá-la. No entanto, é a dançarina que acaba assassinando o marido. Condenada a pagar pelo crime, Lulu foge com a ajuda do filho da vítima, que também é apaixonado por ela. No exílio, eles se envolvem em uma trama de obsessão e exploração, que os leva à ruína.

Para a exibição, a Jazz Sinfônica, sob o comando do maestro Fábio Prado, executa uma partitura composta em 1997 para acompanhar a restauração do filme, de autoria do alemão Peer Raben, conhecido por seus trabalhos com o cineasta Rainer Werner Fassbinder, como “Berlin Alexanderplatz”.

Veja sala e horário.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais