Documentário de Mandela e clássico de Wim Wenders estão entre as dicas do dia na Mostra

Centenário de nascimento de Mandela é foco de alguns filmes do evento

São Paulo

No ano do centenário de seu nascimento, Nelson Mandela é o foco de alguns filmes da 42ª Mostra. Talvez o principal deles seja o documentário “O Estado contra Mandela e os Outros”, produção francesa de Gilles Porte e Nicolas Champeaux que relembra o histórico julgamento de Rivonia, no qual, além do líder sul-africano, outros oito homens poderiam pegar a pena de morte.

Já o período pré-ditadura argentina é retratado na ficção “Vermelho Sol”, no qual um incidente aparentemente banal em um restaurante desencadeia terríveis consequências.

Em chave mais leve está o documentário “Westwood - Punk, Ícone, Ativista”, que revela o lado rebelde da estilista Vivienne Westwood, sempre engajada em causas ambientais.

E sempre vale rever em tela grande um dos principais filmes do alemão Wim Wenders, “Asas do Desejo” (1987). O longa, que chega em cópia restaurada, foi eleito o melhor da Mostra pelo público há 30 anos, na 12ª edição do evento. Confira cinco dicas para esta segunda (22) na Mostra abaixo.

 

 


O Estado contra Mandela e os Outros
No ano que marca o centenário de Nelson Mandela (1918-2013), o documentário explora o histórico Julgamento de Rivonia, entre 1963 e 1964. Além de Mandela, foram julgados outros oito homens que encaravam a sentença de morte. A partir de arquivos de áudio, o longa transporta o espectador para a batalha nos tribunais da África do Sul. Do mesmo diretor de A Subida da Maré (2004), exibido na 28ª Mostra.
Caixa Belas Artes, 13h40

Westwood - Punk, Ícone, Ativista
Documentário sobre a dama do punk rock Vivienne Westwood. Provocadora, a estilista britânica mostra seu engajamento com causas ambientais e trabalhos no mundo da moda, que ficaram conhecidos pela rebeldia e pelos desenhos nada convencionais.
Cinesala, 14h

Isto É um Lar: Uma História de Refugiados
O documentário acompanha a história de quatro famílias sírias em sua chegada a Baltimore, nos Estados Unidos. Refugiados da guerra que assola seu país de origem, eles têm oito para que se estabelecer, aprender um novo idioma, conseguir um trabalho e provar que que são autossuficientes.
Frei Caneca 1, 17h10

Asas do Desejo
Dois anjos da guarda veem o mundo em preto e branco. Vestidos com sobretudos negros, eles observam pessoas, escutam seus pensamentos e tentam confortá-las. Tudo muda quando um deles se apaixona por uma trapezista. Para ficar com a moça, ele está disposto a se tornar humano, o que significa abdicar de sua imortalidade e enxergar o mundo a cores. O longa venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e levou o Prêmio do Público na 12ª Mostra.
Frei Caneca, 17h30

Vermelho Sol
Um desconhecido chega a uma pacata cidade provinciana. Em um restaurante, sem qualquer motivo aparente, ele começa a insultar Claudio, um renomado advogado. As expulsam o estranho. Mais tarde naquela noite, o homem, decidido a buscar vingança, surpreende Claudio e sua esposa.
Cinesesc, 21h30

Cena de "Asas do Desejo"
Cena de "Asas do Desejo", do cineasta alemão Wim Wenders - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais