No ano em que completa 20 anos, "Central do Brasil" será exibido na 42ª Mostra, nesta terça (30), com a presença de Fernanda Montenegro. A sessão também será acompanhada pelo diretor Walter Salles e Vinicius de Oliveira, intérprete do menininho Josué, hoje com 33 anos.
No longa, considerado um marco no cinema nacional e vencedor do Urso de Ouro em 1998, uma senhora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação central, do Rio, conhece um menino à procura dos pais. Juntos, eles partem para uma viagem pelo interior do Nordeste.
Outra efeméride comemorada na Mostra é o bicentenário de Karl Marx. Para isso, o evento exibe “Programação Marx Reloaded”, que conta com quatro curtas, como “Caros Mohr - Lembranças Pessoais de Karl Marx” (1973) e “Um Jovem Chamado Engels” (1970).
Na terça, há também a exibição do documentário com a ex-presidente Dilma Rousseff que relembra, junto a outras companheiras, os dias que passou encarcerada durante a ditadura militar.
Vencedor do Leão de Ouro, em Veneza, por “Pieta” (2012), Kim Ki-duk apresenta na Mostra “Humano, Espaço, Tempo e Humano”. Exibido no início de ano no Festival de Berlim, o longa trata de temas polêmicos como canibalismo, luta por sobrevivência e estupro coletivo.
Outra opção, para quem busca por algo mais leve, é o drama adolescente “Bia 2.0”, produção brasileira com atores como Ghilherme Lobo (“Hoje eu Quero Voltar Sozinho”) no elenco. O filme acompanha uma jovem que tenta retomar a vida após uma desilusão amorosa e decide entrar para uma trupe de palhaços que fazem trabalho voluntário. Lá, ela se apaixona por um estudante de medicina.
Bia 2.0
Uma jovem de 18 anos tenta retomar a vida após uma desilusão amorosa. Ela decide entrar para uma trupe de palhaços amadores que fazem trabalho voluntário e se apaixona por um estudante de cinema.
Espaço Itaú - Frei Caneca 4, às 14h
Central do Brasil
Nos 20 anos da obra de Walter Salles, a Mostra exibe o filme que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 1998. No longa, uma senhora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação central, do Rio, conhece um menino à procura dos pais. Juntos, eles partem para uma viagem pelo interior do Nordeste.
Espaço Itaú - Augusta 1, às 21h
Humano, Espaço, Tempo e Humano
Nos 20 anos da obra de Walter Salles, a Mostra exibe o filme que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 1998. No longa, uma senhora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação central, do Rio, conhece um menino à procura dos pais. Juntos, eles partem para uma viagem pelo interior do Nordeste.
Sesc Belenzinho, às 19h
Programa Marx Reloaded
Serão exibidos curtas como 'Marx Reloaded' (2011), de Jason Barker, 'Caro Mohr - Lembranças Pessoais de Karl Marx por Paul Lafargue' (1973), de Bruno Bottge e Jorg Hermann, 'Um Jovem Chamado Engels' (1970), de Katja Georgi, e 'Um Dia na Sepultura de Karl Marx' (19833).
IMS Paulista, às 14h
Torre das Donzelas
Após 40 anos, o filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex- companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, e remonta, como um exercício os dias no cárcere durante a ditadura militar.
Espaço Itaú - Frei Caneca 5, às 15h50
Comentários
Ver todos os comentários