Serviço de streaming da Spcine disponibiliza gratuitamente 11 filmes da Mostra

Seleção inclui o documentário finlandês 'O Anjo do Norte' e o longa luso-brasileiro 'Caminhos Magnéticos'

São Paulo

ão é preciso sair de casa para conferir uma pequena parte da programação da Mostra. O Spcine  Play,  serviço de streaming de vídeo sob demanda promovido pela empresa estatal e a distribuidora digital Looke, disponibilizou em seu catálogo 11 filmes que estão em cartaz no evento. 

Entre os títulos disponíveis para a reprodução gratuita estão o longa luso-brasileiro "Caminhos Magnéticos", que conta com a participação de Ney Matogrosso, e "Anjo do Norte", documentário finlandês sobre a pintura mais popular da Finlândia.

A ação é inédita ao longo das 42 edições da Mostra. Os filmes ficam disponíveis no streaming até atingirem 800 visualizações ou até o dia 18/11. 

Além das produções exibidas pelo Spcine Play, o filme "Roma" também será exibido por uma plataforma de streaming de vídeo. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, o longa do cineasta mexicano Alfonso  Cuarón ficará disponível no catálogo da Netflix a partir de dezembro.

 

Veja lista dos filmes da Mostra disponíveis no Spcine Play e clique sobre o título para ver os horários de exibições na Mostra:

"Angkar", de Neary Adeline Hay

A diretora parte da história da sua vida, pois ela é fruto de um casamento forçado durante o regime do Khmer Vermelho, no Camboja. Para entender melhor esse período na história de seu país, que exterminou quase um terço da população, ela acompanha o pai no reencontro com seus opressores no vilarejo onde viveram como prisioneiros por quatro anos.

"Anjo do Norte", de Jean Michel Roux

Eleita a pintura mais popular da Finlândia, The Wounded Angel mostra duas crianças carregando um anjo abatido em uma maca. Hugo Simberg, autor da obra, nunca explicou o sentido. Assim, o documentário investiga a fascinação dos finlandeses pelo quadro e os possíveis significados. Do mesmo diretor de Investigação sobre o Mundo Invisível (2002), exibido na 26ª Mostra.

"Amantes na Fronteira", de Atsushi Funashashi

A vingança norteia duas histórias diferentes, que se passam no Japão e Portugal, uma no século 18 e a outra no 19. Quando duas mulheres veem os amados mortos seduzindo aqueles que arruinaram suas vidas. Do mesmo diretor de No Vale Profundo (2009), exibido na 33ª Mostra.

"Caminhos Magnéticos", de Edgar Pêra

Baseado no conto Tragédia de D. Ramon, o filme se desenrola num único dia da vida de um parisiense que vive em Portugal há 40 anos. Ele descobre, na noite do casamento da filha, que dinheiro não é tudo. Do mesmo diretor de "O Homem Pykante - Diálogos com Pimenta", que também integra a 42ª Mostra.

"Devoção", de Pablo Kaes

Baseado no conto Tragédia de D. Ramon, o filme se desenrola num único dia da vida de um parisiense que vive em Portugal há 40 anos. Ele descobre, na noite do casamento da filha, que dinheiro não é tudo. Do mesmo diretor de "O Homem Pykante - Diálogos com Pimenta", que também integra a 42ª Mostra.

"El Creador de Universos", de Mercedes Dominioni

O documentário acompanha uma adolescente de 16 anos que tem síndrome de Asperger e costuma filmar sua avó de 96 anos. Ele encontra nas filmagens uma forma de expressão e se preocupa com o dia em que ela irá partir.

"O Homem Pykante - Diálogos com Pimenta", de Edgar Pêra

Longa celebra Alberto Pimenta, autor de uma vasta obra poética e performática. O ponto de partida do longa são os arquivos, filmados por Edgar Pêra entre 1994 e 2018, de performances, conversas e leituras de Pimenta, fruto de uma amizade e cumplicidade mantidas nos últimos 24 anos.

"José", de Li Cheng

Aos 19 anos, um guatemalteco vive com sua mãe. Em um dos países mais religiosos e perigosos do mundo, eles levam uma vida difícil, em que a mãe se divide entre a igreja e o trabalho e ele enfrenta ônibus lotados e encontros amorosos casuais. Quando o filho conhece um imigrante, eles começam a cultivar um relacionamento que o faz refletir sobre dores e paixões.

"L’Amour Debout", de Michael Dacheux

Um homem tenta reconquistar, pela última vez, o primeiro amor de sua vida em Paris. Juntos, eles se esforçam para amadurecer.

"Malila: A Flor do Adeus", de Anucha Boonyawatana

Um ex-casal busca a cura para a dor de suas vidas revivendo o antigo romance. Depois da morte de um deles, o outro se torna monge, passa um tempo na selva e, lá, reencontra seu amante em outra forma.

"Teatro de Guerra", de Lola Arias

Em 1982, a Argentina e o Reino Unido participaram da Guerra das Malvina. O fim dessa batalha, com a vitória britânica, levou a morte de mil pessoas dos dois lados. A soberania pelas ilhas ainda é disputada. O longa mostra como seis veteranos se uniram para fazer um filme. Quase 35 anos depois, três britânicos e três argentinos passaram meses discutindo a reencenação de suas memórias de guerra.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas