Top 5 - Documentário sobre Bergman e animação brasileira marcam domingo da Mostra

'A Cidade dos Piratas', de Otto Guerra, é baseado em personagens criados pela Laerte

Cena de 'A Cidade dos Piratas'
Cena de 'A Cidade dos Piratas' - Divulgação
São Paulo

No ano de seu centenário, Ingmar Bergman ganha um documentário dirigido por Margarethe von Trotta, "Procurando por Ingmar Bergman". O filme é um dos destaque do domingo na 42ª Mostra e será precedido pelo curta "Vox Lipoma", de Jane Magnusson.

O dia também reserva a exibição de "A Cidade dos Piratas", animação brasileira de Otto Guerra inspirada nos personagens da tirinha Piratas do Tietê, criada pela cartunista Laerte.

Entre os outros destaques, três títulos que disputam uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro: "O Intérprete", da Eslovênia, "Yomeddine", do Egito", e "Guerra Fria", da Polônia. Este último, do diretor Pawel Pawlikowski, que já tem na estante um Oscar por "Ida".

 

O Intérprete
Um intérprete de 80 anos de idade viaja para Viena à procura de um ex-oficial nazista que pode ser o responsável pela execução dos seus pais na Eslováquia. Ele encontra apenas o filho desse homem, um bon-vivant aposentado que se distanciou do passado do pai. Os dois partem à Eslováquia em busca de testemunhas que sobreviveram à tragédia da guerra. Do mesmo diretor de Visões da Europa (2004), exibido na 28ª Mostra. 
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, às 13h30.

Procurando por Ingmar Bergman
Documentário analisa a vida e a obra cinematográfica monumental do sueco Ingmar Bergman (1918-2007). No longa, o legado do cineasta com os seus colaboradores mais próximos é explorado em frente e atrás das câmeras, assim como com diretores da nova geração. O longa foi apresentado no Festival de Toronto e de Cannes. Da mesma diretora de Hannah Arendt - Ideias que Chocaram o Mundo (2012), exibido na 36ª Mostra.
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, às 17h50.

A Cidade dos Piratas

Os Piratas do Tietê, personagens de humor ácido que estão entre as criações mais marcantes da cartunista Laerte , são os protagonistas desta animação. No longa, a narrativa se entrelaça na saga dos piratas em busca da herança com situações vividas pelo diretor na produção da obra. Do mesmo diretor do longa "Até que a Sbórnia Nos Separe" (2013), exibido na 37ª Mostra.
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, às 19h45.

Yomeddine
Um homem que foi curado de lepra, nunca deixou a colônia isolada, no deserto do Egito. Após a morte de sua mulher, ele decide partir em uma jornada em busca de suas raízes. Acompanhado de seu burro e de um jovem órfão, ele cruza o país na esperança de encontrar um lar.
Espaço Itaú de Cinema - Pompeia 1, às 21h.

Guerra Fria
O filme mostra a história de amor entre duas pessoas de origens distintas e temperamentos diferentes, tendo como pano de fundo a Guerra Fria na década de 1950. O longa venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes. Do mesmo diretor de "Meu Amor de Verão" (2004), exibido na 29ª Mostra.
Cinesesc, às 22h10. 

Cena do filme 'Guerra Fria', de Pawel Pawlikowski
Cena do filme 'Guerra Fria', de Pawel Pawlikowski - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais