O primeiro sábado (20) desta 42ª Mostra está recheado de opções de peso, incluindo "Assunto de Família", de Hirokazu Koreeda, longa que venceu a Palma de Ouro em Cannes e também está credenciado para representar o Japão na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro —da qual o Brasil faz parte com "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues.
Quase no mesmo horário, outros dois filmes podem ser boas alternativas para fugir da fila de Kore-eda, que deve ser um dos mais requisitados na Mostra. Um é o principal premiado de Berlim, "Não me Toque", de Adina Pintilie, que mistura ficção e documentário. O outro é "Uma Mulher em Guerra", representante da Islândia no Oscar, sobre uma mulher que trava uma guerra contra uma fábrica de alumínio no país.
O dia também reserva um dos títulos mais curiosos da edição, "O Homem que Roubou Banksy". No filme, um taxista percebe uma obra recém-concluída na Cisjordânia, recorta um pedaço da parede e vai vendê-lo no e-Bay. Confira cinco dicas para aproveitar o sábado na Mostra abaixo.
Mochila de Chumbo
Aos 12 anos, um menino é inquieto e consciente do mundo que o rodeia e vive com a mãe. Perdeu o pai há uns anos mas não sabe bem como e, junto ao seu amigo, e com uma arma na mochila, vai à procura do sentido por detrás de tantos relatos contraditórios. O filme foi exibido no Festival de Berlim.
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, às 14h.
Uma Mulher em Guerra
Aos 50 anos, uma mulher leva uma vida dupla como ativista ambiental. Secretamente, ela trava uma guerra contra a indústria local de aluminio. Ela pausa as negociações entre o governo islandês e a corporação que está construindo uma nova fundição de alumínio. Em meio a isso, ela consegue adotar uma menina. Do mesmo diretor de Cavalos e Homens (2013), exibido na 38ª Mostra.
Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1, às 16h30.
Não me Toque
Misto de ficção e documentário, o longa não tem um roteiro definido. Trata-se de um experimento carregado de nudez explícita em que atores e não atores expõem os limites da própria intimidade. O longa venceu o Urso de Ouro e o Prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival de Berlim.
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, às 17h.
Assunto de Família
O longa mostra uma família semimiserável que vive de pequenos golpes para sustentar os filhos. O pai furta supermercados, enquanto a filha ganha trocados como stripper. A pensão da mãe ajuda a completar o orçamento. Certa noite, o patriarca topa com uma menininha que parece abandonada e a acolhe em sua casa. O evento é o começo do desmoronamento de todas as mentiras que sustentam aquela família. Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Leia a crítica do filme.
Reserva Cultura, às 17h50.
O Homem que Roubou Banksy
O misterioso Banksy e sua equipe entram em Belém, em 2007, e em territórios ocupados pela Palestina para deixarem obras nos muros da Cisjordânia. Um taxista recorta aquele pedaço de parede para colocá-lo no eBay e vendê-lo pelo maior lance. O documentário segue a trajetória do pedaço de concreto, que é comercializado em luxuosas casas de leilão e acaba revela uma história ainda poderosa.
Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1, às 18h30.
Comentários
Ver todos os comentários