Uma obra roubada de Banksy e a Palma de Ouro em Cannes; confira 5 dicas de hoje para a Mostra

Dia também tem 'Não me Toque', Urso de Ouro no Festival de Berlim

Cena do filme "Não me Toque", dirigido por Adina Pintilie
Cena do filme "Não me Toque", dirigido por Adina Pintilie - Divulgação
São Paulo

O primeiro sábado (20) desta 42ª Mostra está recheado de opções de peso, incluindo "Assunto de Família", de Hirokazu Koreeda, longa que venceu a Palma de Ouro em Cannes e também está credenciado para representar o Japão na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro —da qual o Brasil faz parte com "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues.

Quase no mesmo horário, outros dois filmes podem ser boas alternativas para fugir da fila de Kore-eda, que deve ser um dos mais requisitados na Mostra. Um é o principal premiado de Berlim, "Não me Toque", de Adina Pintilie, que mistura ficção e documentário. O outro é "Uma Mulher em Guerra", representante da Islândia no Oscar, sobre uma mulher que trava uma guerra contra uma fábrica de alumínio no país.

O dia também reserva um dos títulos mais curiosos da edição, "O Homem que Roubou Banksy". No filme, um taxista percebe uma obra recém-concluída na Cisjordânia, recorta um pedaço da parede e vai vendê-lo no e-Bay. Confira cinco dicas para aproveitar o sábado na Mostra abaixo.

 

Mochila de Chumbo
Aos 12 anos, um menino é inquieto e consciente do mundo que o rodeia e vive com a mãe. Perdeu o pai há uns anos mas não sabe bem como e, junto ao seu amigo, e com uma arma na mochila, vai à procura do sentido por detrás de tantos relatos contraditórios. O filme foi exibido no Festival de Berlim.
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, às 14h.

Uma Mulher em Guerra
Aos 50 anos, uma mulher leva uma vida dupla como ativista ambiental. Secretamente, ela trava uma guerra contra a indústria local de aluminio. Ela pausa as negociações entre o governo islandês e a corporação que está construindo uma nova fundição de alumínio. Em meio a isso, ela consegue adotar uma menina. Do mesmo diretor de Cavalos e Homens (2013), exibido na 38ª Mostra.
Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1, às 16h30.

Não me Toque
Misto de ficção e documentário, o longa não tem um roteiro definido. Trata-se de um experimento carregado de nudez explícita em que atores e não atores expõem os limites da própria intimidade. O longa venceu o Urso de Ouro e o Prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival de Berlim. 
Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, às 17h.

Assunto de Família
O longa mostra uma família semimiserável que vive de pequenos golpes para sustentar os filhos. O pai furta supermercados, enquanto a filha ganha trocados como stripper. A pensão da mãe ajuda a completar o orçamento. Certa noite, o patriarca topa com uma menininha que parece abandonada e a acolhe em sua casa. O evento é o começo do desmoronamento de todas as mentiras que sustentam aquela família. Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Leia a crítica do filme.
Reserva Cultura, às 17h50.

O Homem que Roubou Banksy
O misterioso Banksy e sua equipe entram em Belém, em 2007, e em territórios ocupados pela Palestina para deixarem obras nos muros da Cisjordânia. Um taxista recorta aquele pedaço de parede para colocá-lo no eBay e vendê-lo pelo maior lance. O documentário segue a trajetória do pedaço de concreto, que é comercializado em luxuosas casas de leilão e acaba revela uma história ainda poderosa.
Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1, às 18h30.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais