Nova coluna explora drinques famosos no cinema, em séries e na literatura

Assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides, Gelo e Gim passa a ser publicada às sextas

São Paulo

"Bebida alcoólica é algo que está presente há milênios em todas as culturas", diz o jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides. "É mais do que natural que também seja representada na arte."

Esse é o espírito da coluna Gelo e Gim, assinada por Benevides e que passa a ser publicada todas as sextas no site da Folha. Semanalmente, o autor vai apresentar um drinque que aparece em séries, filmes e livros.

A estreia é com French 75, feito com gim e champanhe, que o personagem de Humphrey Bogart pede no clássico "Casablanca", de 1942. O texto de estreia pode ser lido aqui.

O drinque French 75
O drinque French 75, que aparece no filme 'Casablanca', e é tema da primeira coluna Gelo e Gim - Karime Xavier/Folhapress

Para Benevides, o mundo da ficção transforma o ato de beber. "Você não está simplesmente tomando uma bebida, está vivendo uma história."

O contato com produções artísticas é o motivo, segundo ele, para a popularização da cultura do drinque nos últimos anos —e, sobretudo, durante a quarentena. Como exemplo, ele cita "Sex and the City". A produção sobre um grupo de amigas em Nova York popularizou o Cosmopolitan no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Além de filmes e séries, a coluna também trará referências a autores da literatura, como os americanos Dorothy Parker, Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald.

"A ideia da coluna é transmitir esse fascínio pelo drinque para quem estiver lendo e tiver vontade de fazer em casa", diz. Além de falar sobre a produção cultural em que a bebida aparece, o autor também dá a receita de cada bebida. Todas testadas por ele em casa, garante.

Apesar da coincidência entre o título e a primeira publicação, nem todas as sugestões serão com gim. "A intenção é variar, apresentar receitas com outros ingredientes, com rum ou uísque, para as pessoas terem mais opções", diz. As mais complexas trarão alternativas descomplicadas para reproduzir em casa.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais