Ramal, futuro centro gastronômico do edifício Sete de Abril, anuncia equipe criativa

Rosa Moraes, do 50 Best, e Katherina Cordás, do Tuju, serão as curadoras do empreendimento

São Paulo

O Ramal, futuro centro gastronômico do edifício Sete de Abril, na região de central de São Paulo, anuncia na próxima segunda (16) o time criativo do espaço. Inspirado em grandes cases como o Chelsea Market, em Nova York, e o Mercado Novo, em Belo Horizonte, o espaço deve conectar a rua Sete de Abril à sua paralela, Basílio da Gama, com restaurantes, lojas e serviços a partir de 2025.

Uma das líderes do projeto Gastromotiva e presidente do ranking 50 Best no Brasil, Rosa Moraes será a curadora gastronômica do Ramal em parceria com Katherina Cordás, diretora do Centro de Pesquisa e Criatividade do restaurante Tuju. Ela explica que a ideia é criar uma área que represente a pluralidade da metrópole paulista.

Projeção 3D mostra como será o Ramal, novo centro gastronômico na República, no centro de SP
Projeção 3D mostra como será o Ramal, novo centro gastronômico na República, no centro de SP - Divulgação

"O centro é um lugar com vários imigrantes de todas as regiões que trazem com eles, principalmente, suas comidas típicas. Ao nosso ver, a melhor forma de entender a cultura local é pela gastronomia", diz Cordás, ainda sem revelar quais operações estarão presentes no food hall. Segundo Rosa, as negociações ainda estão em andamento.

A arquitetura do Ramal será assinada por Herbert Holdefer, do 134 Office, e Alexandre Salles, do Estúdio Tarimba. Em entrevista à reportagem, Holdefer detalhou que o projeto tem como referências o Chelsea Market, de Nova York, e o Mercado Novo, de Belo Horizonte —dois projetos que deram uma nova cara a antigos edifícios icônicos das suas cidades.

"Não vai ser dividido ou parecer com um shopping. É um conceito mais de praça", conta Holdefer, que já planeja interferências de paisagismo e também uma abertura no teto da futura galeria, conectando-a visualmente com os apartamentos localizados prédio acima.

"Queremos que o Ramal também tenha um caráter educativo, que seja um ponto de partida para que as pessoas conheçam o centro de São Paulo. Queremos que elas se encontrem, aprendam sobre a história da cidade e sigam conhecendo a região", destaca.

As obras do complexo devem começar ainda neste ano. Enquanto isso, as intervenções artísticas do produtor Kauê Fuoco, do Kura, no edifício chegam as suas últimas datas nesta sexta (12) e sábado (13), a partir das 20h. O ingresso individual custa R$ 180 e inclui alimentação. Bebidas devem ser adquiridas à parte.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais