Conheça festas de SP que misturam diferentes vertentes da música negra

Eventos funcionam também como espaço de experimentação para novos artistas

-
São Paulo

Festas como Batekoo, Afrojam e Perifa no Toque, dedicadas à música negra, consolidaram seu lugar no calendário da noite paulistana. Mais do que baladas, são ponto de experimentação para artistas independentes e funcionam como porto-seguro para uma juventude negra que quer se enxergar em mais espaços da cidade.

Batekoo SSA, em Salvador
Edição baiana da Batekoo, que nasceu em Salvador e acontece também em São Paulo - Divulgação

Entre os exemplos das diferentes vertentes musicais apresentadas estão os sets musicais que saem da curadoria feita pelo trio de DJs Nyack, Marco e Dandan, que exploram gêneros como o R&B e o rap na festa paulistana Discopédia, ou as rodas de samba da Poeira Pura.

Conheça, a seguir, uma seleção dessas festas e a agenda das próximas edições já divulgadas. Algumas delas acontecem no fim de semana que antecede o Dia da Consciência Negra, nesta segunda (20).

Afrojam
O projeto que estreou em 2019 reúne artistas negros independentes em um formato inspirado nas antigas jam sessions de clubes de jazz americanos, em que o palco era espaço de improvisações entre músicos. A próxima edição da festa está marcada para o encerramento do Festival de Cinema Negro, no sábado, no Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, Instagram @afrojamsp. Sáb. (18), às 19h30, Grátis


Baile dos Escurinho
O evento aposta na diversidade musical em bailes que acontecem uma vez por mês na capital paulista. As festas exploram ritmos como o funk, o trap e o reggae.
Instagram @bailedoescurinho


Batekoo
Criada em Salvador, em 2014, a festa já é velha conhecida das comunidades negra e LGBTQIA+ de São Paulo, Recife e Rio. Atualmente, tem um festival que recebeu atrações como Ludmilla, Liniker e Gaby Amarantos por aqui. A plataforma ainda tem um selo, o Batekoo Records, que lançou faixas de artistas como Deize Tigrona, além de um braço educativo que oferece cursos de capacitação. A data para a próxima festa na capital paulista será confirmada por meio das redes sociais.
Instagram @batekoo


Discopédia
Os DJs Nyack, Marco e Dandan comandam a programação da festa que acontece desde 2012, totalmente dedicada à valorização dos discos de vinil e de sonoridades como o hip-hop e o R&B. Costuma acontecer às terças, mas tem edições especiais, a exemplo da deste sábado (18). Festas anteriores já privilegiaram a discografia de nomes como Lauryn Hill e Beyoncé.
Jai Club - r. Vergueiro, 2.676, Vila Mariana, Instagram @_discopedia. Sáb. (18), 23h. A partir de R$ 30 em Hoppin


Discotecagem Preta
O princípio desta festa criada em 2019 é jogar luz na produção cultural das juventudes negras e periféricas paulistana e carioca. A curadoria dá espaço para novos artistas e seleções musicais que privilegiam a musicalidade afro —com gêneros como afrobeat, pagodão baiano e funk. Acontece nas últimas sextas do mês, no Aparelha Luzia, e também prepara no mesmo local seu festival.
Aparelha Luzia - r. Apa, 78, Campos Elíseos, Instagram: @discotecagempreta. Festival: Sex. (24), às 22h. Entrada gratuita colaborativa (pagar o quanto quiser e puder). Festas: última sexta-feira de todo mês


Perifa no Toque
O funk e suas vertentes sonoras regem a noite, cujo objetivo é criar espaços de lazer para pessoas periféricas no centro da cidade, com atrações como DJs e MCs. A data da próxima edição será divulgada nas redes sociais.
Instagram @perifanotoque


Poeira Pura
Criada por Mateus Professor e Rogério Família, a roda de samba já tem edições mensais em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo —por aqui acontecem no primeiro fim de semana de cada mês. As apresentações, cujo ingressos se esgotam rapidamente, são tradicionais, feitas sem microfones ou caixas de som. As próximas edições paulistanas estão marcadas para os dias 2 e 3 de dezembro, com a presença da roda original e do DJ Fidelis.
Galpão ZN - r. Severa, 212, Vila Maria Baixa, Instagram @poeirapura. Sáb. (2/12), das 16h à meia-noite. A partir de R$ 20 no Sympla


Samba do Cruz
Este tradicional samba que acontece três vezes por semana na sede de um clube esportivo fundado em 1958 começa com a seleção musical do DJ Nó, que antecipa a roda que enche a quadra por volta das 23h. O público que se reúne ali é majoritariamente negro e, a música passa por pontos de umbanda e canções clássicas do gênero.
Samba do Cruz - Espaço Cruz da Esperança - r. Marambaia, 802, Casa Verde, Instagram @samba_do_cruzz. Sex., sáb., e qua., conferir horário no Instagram. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais