Mundo do Circo é aberto na zona norte de SP com exposição e espetáculos circenses grátis

Complexo cultural temático tem três tendas montadas no parque da Juventude

São Paulo

Quem passa em frente ao parque da Juventude, na zona norte da capital paulista, nota novas cores e sons vindos daquela direção. A novidade é o Mundo do Circo, complexo temático que foi aberto no local nesta terça-feira.

As três tendas grandes e coloridas do espaço cultural podem ser vistas de longe e têm funções diferentes. Passando pelo portal que emoldura a entrada do Mundo do Circo, a mais próxima delas abriga peças que contam a história circense e demonstram algumas das artes que fazem parte desse universo.

Entrada do Mundo do Circo, inaugurado no parque da Juventude
Entrada do Mundo do Circo, inaugurado no parque da Juventude - Joca Duarte/Divulgação

Com bonecos de madeira e um ar retrô, a mostra fixa é, na verdade, bastante móvel. Isso porque a maioria das peças têm mecanismos ligados a botões que o público aperta para movimentar os brinquedos.

Remetendo a elementos dos circos antigos, há estátuas de animais que interagem com os visitantes, como a foca que equilibra uma bola no nariz. Uma espécie de carrossel gira com bonecos em posições acrobáticas e, sentado em um balanço, o visitante pode mover com o peso do corpo os trapezistas de madeira presos à lona.

A mostra que mistura movimento e história é o que o secretário de cultura e economia criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, chamou de "imersão retrô" durante a inauguração do espaço. "As pessoas pensam em interatividade e lembram de algo muito tecnológico, e no Mundo do Circo ela acontece com uma estética diferente", disse.

Em seguida, os visitantes podem conhecer a Grande Lona onde os espetáculos são apresentados. A programação de inauguração é grátis e vai até o dia 30, com pausas nos dias 24, 25 e 26.

O público é recebido pelo palhaço Kersitto, vivido pelo multiartista Kerson Formis. Ele é o mestre de cerimônias que prepara o terreno para que diversas companhias de circo se apresentem em seguida. No início do espetáculo, o artista que se apaixonou pelo circo quando criança leva o público à risada "fazendo graça, não gracinha".

Peça encontrada na Lona Exposição do Mundo do Circo
Miniatura de uma tenda de circo em exposição no Mundo do Circo - Joca Duarte/Divulgação

Acrobacias no trapézio, malabarismo, ilusionismo e equilíbrio fazem parte do leque de atrações no local.

A ideia por trás do Mundo do Circo é receber companhias menores ou itinerantes para que elas realizem suas apresentações sem custo. Normalmente, esses grupos têm dificuldade para bancar o espaço necessário para os ensaios e espetáculos.

A Grande Lona ainda será palco de shows e outras atividades. Já a Multiuso recebe espetáculos menores e serve como um espaço para ensaios, oficinas e aulas de artes circenses enquanto as apresentações não começam. Esses ensaios podem ser vistos pelo público que visita o parque no dia a dia.

O complexo cultural também conta com uma loja temática onde os visitantes não são atendidos por um mágico que realiza truques.

O Mundo do Circo é cercado por um aramado que o separa da Etec Parque da Juventude e da Biblioteca de São Paulo, e os três espaços ocupam o lugar onde antes existia o presídio do Carandiru. A novidade é mais uma tentativa de atrair o público para a região e tirar o estigma do massacre que aconteceu lá há duas décadas.

Mundo do Circo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais