Antigo Clube de Regatas Tietê reabre com programação da Virada Esportiva

Depois de cem anos de história —e dois anos de portas fechadas— o Clube de Regatas Tietê será aberto à população. A inauguração do espaço, que agora se chama Centro Esportivo e de Lazer Tietê, ocorre neste sábado (20) e faz parte da Virada Esportiva.

O centro será um dos polos do evento —a arena Tietê— e terá atividades como jogos de basquete e de tênis, partidas de futebol, encontros de skatistas e também a "Xperience Race", uma corrida com obstáculos.


Depois da inauguração, o espaço ficará aberto diariamente ao público, com entrada gratuita, das 7h às 23h. De acordo com o secretário de Esportes, Lazer e Recreação do município, Celso Jatene, a ideia é que em breve o funcionamento seja 24 horas no fim de semana, como já acontece com o parque Ibirapuera.

Com 50 mil metros quadrados, o local recuperou e ganhou quadras poliesportivas, de tênis e de basquete, além de salas de ginástica e de dança. Mas quem nadou nas piscinas olímpicas do Regatas, que revelaram nomes como o de Maria Lenk (veja no quadro abaixo), não poderá repetir a façanha -elas foram soterradas e receberam grama sintética.

"Para requalificar as piscinas, teríamos que gastar mais do que o que foi investido na reestruturação de todo o clube", avalia Jatene, que estima um investimento de R$ 15 milhões por parte da secretaria de Esportes.

O Clube de Regatas Tietê foi devolvido para administração municipal em 2012 por conta de dívidas milionárias —na época, a associação não conseguiu renovar a concessão.

Centro Esportivo e de Lazer Tietê. Av. Santos Dumont, 843, Luz, região central, São Paulo, SP.


OS ATLETAS DO TIETÊ

Veja curiosidades sobre três atletas que despontaram no antigo Clube de Regatas Tietê:

Abílio Couto (1924-1998)
O nadador considerado "pai" das águas abertas foi recordista mundial na travessia do Canal da Mancha e atravessou, em 1965, o estreito de Gibraltar.

Maria Esther Bueno, 74
Tricampeã mundial de Wimbledon em 1959, 1960 e 1964, foi a primeira tenista a ganhar quatro torneios do Grand Slam em duplas, em uma mesma temporada.

Maria Lenk (1915-2007)
Primeira nadadora sul-americana a participar de uma Olimpíada, em 1932, e a primeira recordista mundial de nado peito, em 1939.

Crédito: Acervo Folhapress A tenista Maria Esther Lenk em foto de 1955
A tenista Maria Esther Lenk em foto de 1955

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais