Dalí, Frida e Buñuel: 5 exposições e peças em SP que abordam o surrealismo

Movimento estético com ampla influência nas artes, o surrealismo é abordado por cinco passeios em cartaz em São Paulo até o fim de semana. Entre eles, alguns destaques são a exposição de Salvador Dalí no Tomie Ohtake e duas peças que retratam a vida de Frida Kahlo.

A pintora mexicana é protagonista das peças "Frida Kahlo - Calor e Frio" —cuja última sessão é nesta quinta (23)— e "Frida y Diego", de Maria Adelaide Amaral, centrada no relacionamento da artista com o colega Diego Rivera.

Próximos do surrealismo, o cineasta espanhol Luis Buñuel e figuras como André Breton, Roberto Piva e Pagu também inspiram passeios. Confira a lista abaixo:


Salvador Dalí
A retrospectiva se intitula a maior sobre o célebre artista espanhol Salvador Dalí (1904-1989) já realizada no país: são 24 pinturas, 135 desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes. O conjunto cobre desde a produção inicial do ícone surrealista, nos anos 1920, até seus últimos trabalhos, revelando assim sua evolução na técnica, nos temas e na ideologia. Em São Paulo, vinda do Rio de Janeiro, a mostra tem cinco obras que não compunham o conjunto exibido na capital fluminense e que substituem trabalhos que retornaram a seus acervos.
Informe-se sobre o evento

São Paulo Surrealista
A companhia Teatro do Incêndio busca na montagem a relação entre São Paulo e o surrealismo. Personagens como Mário de Andrade, Roberto Piva e Pagu recebem o surrealista francês André Breton para um mergulho na capital paulista. Breton é "batizado" no candomblé e passa pelos "nove círculos do inferno", de Dante Alighieri, com paradas em pontos turísticos, monumentos, terreiros, restaurantes e bordéis da cidade.
Informe-se sobre o evento

Frida Kahlo - Calor e Frio
A companhia Estelar de Teatro conta a trajetória da artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) a partir de suas obras mais marcantes. Com música e dança, a peça também aborda momentos da vida pessoal de Frida, como seu romance com o pintor Diego Rivera (1886-1957). A peça fica em cartaz até esta quinta (23).
Informe-se sobre o evento

Frida y Diego
O texto de Maria Adelaide do Amaral se concentra na relação conturbada de Frida Kahlo e Diego Rivera. O espetáculo mostra o embate entre os artistas, que tinham visões diferentes sobre política e arte. O relacionamento, interrompido várias vezes, era pontuado por infidelidades.
Informe-se sobre o evento

Fotografias de Luis Buñuel na Cinemateca
Parceiro de Salvador Dalí em clássicos do surrealismo no cinema, como "Um Cão Andaluz", o diretor espanhol Luis Buñuel tem exposição grátis dedicada a ele na Cinemateca. São cerca de 85 fotografias feitas pelo artista quando morou no México, país que o acolheu entre 1947 e 1965.
Informe-se sobre o evento


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais