Mia Couto reúne Milton Hatoum e Maria Fernanda Cândido para lançar livro

"Há, em Nkokolani, um provérbio que diz o seguinte: se quiseres conhecer um lugar fala com os ausentes; se quiseres conhecer uma pessoa escuta-lhes os sonhos. Pois esse era o único sonho de nossa mãe: voltar ao lugar onde fôramos felizes e onde vivêramos em paz. Aquela saudade era infinita. Haverá, a propósito, saudade que não seja infinita?"

Extraída de "Mulheres de Cinzas", novo livro de Mia Couto, a passagem acima foi uma das escolhidas para ser apresentada durante o lançamento da obra nesta quarta (25), no Sesc Pompeia, às 20h —na presença do autor.

No evento gratuito, feito em parceria com a Companhia das Letras, o moçambicano convidou o brasileiro Milton Hatoum, também escritor, e os atores Rafael Garcia, Maria Fernanda Cândido e Mariana Lima para interpretarem trechos da nova produção.

O encontro, realizado no teatro da unidade, é seguido de uma sessão de autógrafos. Para participar, é preciso retirar ingressos na bilheteria, que serão distribuídos duas horas antes. Há um limite de um par de ingressos por pessoa.

Crédito: Greg Salibian/Folhapress SAO PAULO, SP, BRASIL, 24/08/2013 - Coluna Monica Bergamo: palestra do escritor mocambicano Mia Couto para o Fronteiras do Pensamento, no teatro Geo. Na foto, Mia Couto. Foto: Greg Salibian/Folhapress - ILUSTRADA
O escritor moçambicano Mia Couto no teatro Geo, durante palestra para o Fronteiras do Pensamento

Primeiro livro da trilogia "As Areias do Imperador", "Mulheres de Cinzas" é um romance histórico sobre a época em que o sul de Moçambique era governado por Ngungunyane, o último grande líder do Estado de Gaza.

No final do século 19, o sargento português Germano de Melo foi enviado ao vilarejo de Nkokolani para participar da batalha contra o imperador que ameaçava o domínio colonial. Lá, ele encontra Imani, uma garota de quinze anos que lhe servirá de intérprete.

Enquanto um dos irmãos da menina lutava pela coroa de Portugal, o outro se uniu aos guerreiros tribais. Apesar de pertencerem a mundos diferentes, Germano e Imani constroem uma relação cada vez mais forte. Contudo, Imani irá descobrir que num país assombrado pela guerra dos homens, a única saída para uma mulher é passar despercebida, como se fosse feita de sombras ou de cinzas.

SERVIÇO:
Quando: quarta (25), às 20h
Onde: Sesc Pompeia : (Teatro) - r. Clélia, 93, Água Branca
Quanto: Grátis (distribuição de ingressos 2 horas antes da atividade, na bilheteria. Limite de um par de ingressos por pessoa)

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais