Restaurante Karú prova que cozinha criativa e autoral é desafiadora

Crédito: Raphael Criscuolo/Divulgação Do restaurante Karú: vieiras defumadas na caipirinha e servidas com purê de cará, raspas de limão e maracujá
As vieiras defumadas na caipirinha chegam à mesa com purê de cará, raspas de limão e maracujá

Num tempo em que restaurantes optam pela cozinha caseira e de preços baixos -o que é ótimo- o novo restaurante Karú investe num cardápio mais contemporâneo, mas tampouco muito caro -ótimo também.

O obstáculo para esta segunda opção é que uma cozinha criativa e autoral é sempre mais difícil de ser concebida e executada. É o desafio do chef André Ahn, 33 anos, que trabalhou em grandes restaurantes.

Ele denota uma paixão pelo ingrediente e uma visão aberta mas que ainda precisa domar seus impulsos para lapidar, e levar à essência, vários de seus pratos.

Os mais contidos saem-se melhor, como o nhoque de cenoura com emulsão de cenoura, farofa de castanha de caju e rapadura; do polvo com creme de lichia (achei que seria enjoativo, mas não), arroz com tinta de lula e aroma de rosas; e do porco -costelinha e barriga (radical, só gordura, faltou carne) ao molho de jabuticaba e canjiquinha com shimeji.

O modo como lichia e jabuticaba são amestrados não acontece sempre: as vieiras defumadas na caipirinha com purê de cará e raspas de limão desaparecem sob a agressiva presença do maracujá.

Outro excesso está no cupim -de cozimento bem delicado, por sinal- servido com molho rôti e cogumelos com molho de cerveja preta; a leveza do purê de alho-poró não consegue apartar o contraste de dois fortes molhos.

São positivos o peixe do dia (era pargo) com feijão manteiguinha ao molho de erva-doce e maçã verde e cenouras confitadas; e as ostras com maçã verde sobre tutano de boi ao molho de agrião.

É mais estranho o degradé de atum com arroz negro e beterrabas, inclusive em molho meio adocicado; e a sobremesa caprese, com fromage blanc, tomate, um inútil sorbet de alface e crocante de manjericão.

Avaliação: regular

R. Joaquim Antunes, 48, Pinheiros, tel. 2507-5932. 70 lugares. Seg. a qui.: 12h às 14h30 e 19h às 23h. Sex.: 12h às 14h30 e 19h30 às 0h. Sáb.: 12h30 às 15h30 e 19h às 0h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais