Restaurante Tasca da Esquina reabre em Pinheiros com atualização de ambiente e menu

Casa de cozinha portuguesa, que esteve por quase 13 anos nos Jardins, funciona agora ao lado do Maní e da Mercearia do Conde

São Paulo

Levou pouco mais de um fim de semana para a Tasca da Esquina sair do endereço que ocupou por quase 13 anos nos Jardins e reabrir em Pinheiros. O restaurante português fechou as portas dia 17 (domingo) e reabriu na última terça (19) na rua Joaquim Antunes. Finalmente, em uma esquina.

Ambiente da Tasca da Esquina em endereço de Pinheiros
Ambiente da Tasca da Esquina em novo endereço de Pinheiros - Rjcastilho

Nessas 48 horas, transferiu toda a operação —dos fogões de indução às mesas— para o novo salão. Até o sócio Edrey Momo usou o próprio carro: fez nove viagens para transportar itens como louças, talheres e máquina de café. "Somos uma operação pequena. Não podemos perder caixa depois da pandemia e do investimento no novo ponto", diz.

A mudança de endereço parece ter impulsionado uma atualização que não tem nada de retrofit —mudou o ambiente, mas não só.

Ao contrário do imóvel anterior, o novo salão é mais aberto, todo contíguo à cozinha, que também mostra mais sua operação aos clientes. Com 75 lugares, 20% a mais, é ladeado completamente por janelas, dividido ao meio por uma mesa comunitária e tem decoração mais leve, esverdeada, com plantas pendentes das paredes.

É o raro caso de um restaurante tradicional que se beneficiou de uma mudança de endereço que não estava nos planos, resultado do ativo mercado imobiliário da capital.

A cozinha herdou uma grelha de um metro do restaurante que funcionou no mesmo ponto antes, o Basilicata Cucina, bem na frente do Maní e do Olea Mozzarella Bar, e na esquina oposta à Mercearia do Conde.

Com o equipamento ali, veio a ideia de incluir preparos feitos na churrasqueira no cardápio. Carnes uma são uma das apostas, entre elas o secreto, músculo de porco com muita gordura entremeada. As mudanças serão definidas com a visita do português Vitor Sobral, o fundador da Tasca da Esquina, que nasceu em Lisboa.

Sobral vai ajudar, inclusive, na tarefa de acrescentar novidades ao cardápio do restaurante, que vai ser renovado depois da Páscoa. Dono de sete endereços entre Brasil e Portugal, o chef trabalha no setor há mais de três décadas, quando serviu uma lista de 15 presidentes e dois papas –incluindo Francisco, para quem não serviu bacalhau.

Vencedora do especial O Melhor de São Paulo - Gastronomia por quatro vezes consecutivas, a casa serve em menu-degustação e à la carte receitas que passam pelas raízes portuguesas, mas não são centradas exclusivamente em bacalhau. Entre exemplos do cardápio está o hambúrguer de alheira com queijo Serra da Estrela, ovo e fritas (R$ 109) e a bochecha de porco acompanhada de purê de couve-flor e aspargos (R $99).

R. Joaquim Antunes, 197, Pinheiros, região oeste. Ter.a sex.:12h às 15h e 19h às 23h.Sáb., 12h às 17h e 19h às 23h. Dom., 12h às 17h. @tascadaesquinasp

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais