Crítica: Tian, uma Tailândia menos picantes, mas divertida

Aberto em 2013, o restaurante Tian é dos poucos que servem cozinha tailandesa e mantêm uma trajetória bem sucedida agora em novo endereço.

Asiático, seu cardápio é flexível: além de Tailândia, abarca China, Filipinas, Vietnã, Coreia e Japão. E, no novo e amplo endereço, mantém preços módicos, com pratos em geral abaixo dos R$ 40.

Pad thai: macarrão de arroz com camarão, frango, broto de feijão, tamarindo e amendoim
Pad thai: macarrão de arroz com camarão, frango, broto de feijão, tamarindo e amendoim - Divulgação

Tocado por Marcos Mikulis, tem cozinha inspirada na fundadora tailandesa, Marina Pipatpan (que foi do Mestiço), e chefiada por Fernando Souza, que em Nova York trabalhou no Perry St, casa de inspiração oriental de Jean-Georges Vongerichten.

Sua oferta recai sobre uma Tailândia menos picante (para não espantar brasileiros), mas com a atenuante de oferecer bons molhos de pimenta, fortes e aromáticos.

É divertido compartilhar petiscos e pratos ali. Além dos clássicos tailandeses, como pad thai (macarrão de arroz com camarão, frango, broto de feijão, tamarindo, limão e amendoim) e a equilibrada sopa tom yum (que combina camarão, erva-cidreira e folha de limão kaffir), há costelinhas de porco que se desfazem sob o molho barbecue estranha, mas boa presença.

Lembrando a China, os arrozes preparados na panela wok parecem molemente cozidos, não salteados; mas ganham pelo sabor, tanto no arroz de lula e pato quanto no de linguiça, camarão, gengibre e ovo frito (se a gema fosse mais mole...).

Pouco leve e com o recheio de pernil seco, o pão chinês bun não impressiona; o que enche o paladar são o curry de pato, com leite de coco, lichia e manjericão, e, quase tão bom, o de cordeiro, com leite de coco e minicebolas.

Capriche na pimenta e, depois, refresque-se com a sopa de coco com sagu no chá de jasmim, frutas, gelatina, groselha e amêndoas.

Avaliação: BOM

R. Manuel Guedes, 499, Jardim Europa, tel. 2389-9399. Seg. a qua.: 12h às 15h e 19h às 23h. Qui. e sex.: 12h às 15h e 19h às 24h. Sáb.: 12h às 16h e 19h às 24h. Dom.: 12h às 17h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais