Família síria toca restaurante em Santana, zona norte de SP

Na rua Salete, na região norte, num quarteirão sem saída para carros, onde fica a escada que dá acesso à rua Alfredo Pujol, há um refúgio sírio. Num pequenino salão, a família Muradi, que veio de Damasco, ganha a vida preparando quitutes típicos.

O restaurante é bem simples, com jeitão de lanchonete. Sem muito espaço, clientes se amontoam em frente ao balcão na hora do almoço. Quem dá sorte senta-se à mesa de plástico disponível. Os demais têm que arrumar um espacinho no aparador.


Esfirra de zátar e cafta de forno, do Muradi Cozinha Árabe
Esfirra de zátar e cafta de forno, do Muradi Cozinha Árabe - Danielle Nagase/Folhapress

O cardápio lista velhos conhecidos, como esfirras (de massa fininha e crocante; R$ 4) e quibes (o de carne vem incrementado com nozes), além das pastas (homus, baba ghanoush; atenção para as coalhadas, fresca e seca, feitas ali).

O destaque, porém, vai para os pratos quentes, bem caseiros, servidos em embalagem de alumínio descartável.

O malube combina arroz, berinjela, carne moída e amêndoas. A cafta de forno (R$ 15 a pequena) aparece coberta por tomates assados (peça uma porção de arroz árabe para acompanhar). Já o mujaddara mistura trigo, lentilha e cebola caramelizada.

Para acompanhar o café cortesia (com um toque de cardamomo), peça um docinho. Há bolinhas de tâmara, halewa e doce de semolina com coco e amêndoas.

Muradi Cozinha Árabe. R. Salete, 243, Santana, região norte, tel. 96600-1088. Seg. a qui.: 12h às 20h. Sex.: 16h às 20h. Sáb.: 12h às 20h. 


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais