Veja lista com 13 eventos imperdíveis de outubro

Até o fim de outubro, muita coisa boa entra em cartaz em São Paulo. São festivais de cinema, ótimas peças de teatro e exposições que prometem atrair bastante gente. No roteiro abaixo, saiba mais sobre 13 programas incríveis que merecem atenção especial --e programe seus próximos passeios.


CINEMA

A Pele que Habito (estreia em 14/10)
A história que Pedro Almodóvar conta em seu novo filme é surpreendente. O drama mostra como um cirurgião (Antonio Banderas) vai aperfeiçoando técnicas de criação de uma pele que poderia ter salvado sua mulher, morta em um incêndio. A tentativa de estupro sofrida por sua filha também é fundamental para a sequência inusitada de fatos que "amarram" toda a produção.

Crédito: Divulgação Em "A Pele que Habito", de Almodóval, Antonio Banderas (foto) busca criar um tipo de pele especial
Em "A Pele que Habito", de Almodóval, Antonio Banderas (foto) busca criar um tipo de pele especial

Retrospectiva Lars von Trier (até 20/10)
É a chance de ver os filmes consagrados do diretor dinamarquês. Na programação, há sucessos como "Dogville" e "Anticristo", e o mais recente, "Melancolia". Saiba mais na reportagem do Guia.

Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3512-6111. Até 20/10. Ingr.: R$ 8.

35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (começa em 21/10)
Um dos principais eventos do ano, a mostra chega com mais de 300 filmes nesta edição. Quem gosta de cinema não perde por nada, até porque a programação conta com produções raras e ainda inéditas, exibidas em diversas salas da capital paulista.

5º Festival Cinema do Oriente Médio (até 9/10)
O evento traz filmes produzidos em países como Egito, Iêmen e Síria, e as produções refletem o momento vivido nestas regiões --como as revoltas por regimes políticos mais democráticos, com diretos a liberdades para as mulheres.
Informe-se sobre o evento


TEATRO

Crédito: Guga Melgar/Divulgação
Atriz Fernanda Montenegro em cena do monólogo "Viver sem Tempos Mortos", que retorna à capital paulista em outubro

Viver sem Tempos Mortos (estreia em 8/10)
No monólogo, Fernanda Montenegro interpreta Simone de Beauvoir, a polêmica escritora e companheira de Jean-Paul Sartre. A atriz permanece sentada em uma cadeira enquanto relembra o passado, a mocidade tempestuosa e o engajamento pelas causas do feminismo. A direção é de Felipe Hirsch.
Informes-se sobre a peça

Cabaret (estreia em 27/10)
A atriz e bailarina Claudia Raia é produtora e estrela do musical, que já fez sucesso na Broadway e ganha tradução de Miguel Falabella. A direção é de José Possi Neto. O elenco conta com mais de 20 atores, incluindo Jarbas Homem de Mello como o mestre de cerimônias.

Procópio Ferreira - r. Augusta, 2.823, Cerqueira César, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3083-4475. Estreia em 27/10.


DANÇA

Flamenco Festival (de 17 a 20/10)
Realizado em cidades como Nova York, Londres, Paris e Tóquio, o evento --que tem como proposta divulgar a riqueza da arte flamenca em grandes palcos mundiais-- leva quatro atrações de destaque ao Teatro Municipal de São Paulo (centro da capital). No dia 17, o público poderá ver a apresentação do violonista Vicente Amigo, com o "Recital de Guitarra"; o dançarino Israel Galván mostra o espetáculo "La Edad de Oro" no dia 18; em seguida, é a vez de a companhia Rafaela Carrasco encenar "Vamos ao Tiroteo"; e a companhia Antonio Gades, ícone da dança espanhola, fecha o evento com "Bodas de Sangre" e "Suite Flamenca". Clique aqui e veja a programação.

Crédito: Divulgação Companhia Rafaela Carrasco (foto) se apresenta no Flamenco Festival, que ocorre no Theatro Municipal de SP
Companhia Rafaela Carrasco (foto) se apresenta no Flamenco Festival, que ocorre no Theatro Municipal de SP


SHOWS

Eric Clapton (12/10)

Crédito: Carl de Souza-22.jan.05/France Presse
Cantor Eric Clapton (foto) se apresenta no estádio do Morumbi em 12 de outubro; ainda há ingressos disponíveis para a apresentação

O cantor, que não se apresenta em palcos brasileiros desde 2001, também faz shows no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, antes de seguir para a Argentina e Chile. Em São Paulo, a apresentação será no estádio do Morumbi (zona oeste), e já há vários setores esgotados.
Informe-se sobre o show

Aerosmith (30/10)
A banda norte-americana vem ao Brasil para única apresentação, em 30 de outubro, na Arena Anhembi (zona norte). Os ingressos da pista premium --que custam R$ 500-- estão esgotados.
Informe-se sobre o show


EXPOSIÇÕES

"Queremos Miles!" (20/10 a 22/1/2012)
A exposição, que ficará em cartaz no Sesc Pinheiros (zona oeste), reconstitui a trajetória do trompetista e compositor de jazz norte-americano Miles Davis, considerado um dos músicos mais influentes do século 20. O público poderá conhecer mais sobre sua vida e carreira, desde a infância em St. Louis até seu último concerto, no La Villette de Paris. Clique aqui e saiba mais sobre a mostra.

"Chaplin e a Sua Imagem" (estreia em 19/10)
A exposição inédita sobre Charles Chaplin reúne 200 fotos, filmes, documentos, desenhos e cartazes desse comediante e diretor que se tornou um dos mais famosos atores da era do cinema mudo. A programação inclui a exibição de "How to Make Movies" (1918), que mostra os bastidores dos estúdios de Chaplin, e um "making of" de "O Grande Ditador" (1940).
Informe-se sobre a exposição

Crédito: Divulgação Imagem de Charles Chaplin no filme "The Rink", de 1916, será exibido na mostra especial sobre o ator e diretor
Imagem de Charles Chaplin no filme "The Rink", de 1916, será exibido na mostra especial sobre o ator e diretor

Em Nome dos Artistas (até 4/12)
Em comemoração dos seus 60 anos, a Bienal de São Paulo traz à capital paulista alguns dos maiores nomes da arte contemporânea dos EUA. A mostra reúne 219 peças da coleção do Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley, da Noruega. Cinquenta artistas foram selecionados para a exposição, entre nomes consagrados, jovens promissores e o britânico Damien Hirst --o único "intruso", nas palavras do curador Gunnar Kvaran--, para o qual é dedicado um andar inteiro do pavilhão.
Informe-se sobre o evento

Modernismos no Brasil (estreia em 6/10)
Exposição com 150 obras nacionais e internacionais do acervo do MAC discute a existência de apenas um modernismo brasileiro, apresentando as várias vertentes da arte produzida no período. A mostra é dividida em cinco blocos, com produções de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Victor Brecheret, Marc Chagall e Lasar Segall, entre muitos outros.

MAC USP Ibirapuera - Pavilão Cicillo Matazarro - Parque Ibirapuera, zona sul, São Paulo, SP. De 6/10 a 29/1/2012. Ter. a dom.: 10h às 18h. Tel.: 0/xx/11/5573-9932. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais