'Castelo Rá-Tim-Bum': veja o mapa e ambientes da exposição no MIS

Chegou a hora de matar as saudades de Nino, Pedro, Biba e Zequinha. "Castelo Rá-Tim-Bum - A Exposição", que comemora os 20 anos do programa infantil da TV Cultura, é inaugurada na quarta (16) no MIS (Museu da Imagem e do Som), zona oeste de São Paulo.

Na bilheteria do museu, os ingressos custam R$ 10. Quem preferir comprar antecipadamente pelo site www.ingressorapido.com.br paga R$ 30 (via internet, são 50 ingressos vendidos por dia).

.'Castelo Rá-Tim-Bum': diretor do MIS dá detalhes sobre a mostra em SP
.'Castelo Rá-Tim-Bum': ingressos para mostra já estão à venda; confira


No térreo, o visitante encontra uma pequena introdução da mostra: lá fica a maquete do Castelo e as escadarias que levam ao primeiro ambiente da mostra. Depois disso, é só se aventurar por dois andares, que abrigam objetos de cena, figurinos, fotografias e réplicas dos cenários.

"A exposição é para todos os públicos. Quero criar uma nova geração de fãs: crianças que nunca viram o programa, mas que agora podem conhecê-lo", diz André Sturm, diretor do museu.

Além da mostra, o MIS tem uma programação paralela, com oficinas e espetáculos de atores do elenco. A atriz Ângela Dip, por exemplo, apresenta o musical "Penélope - A Repórter Cor-de-Rosa" no domingo (27/7), às 14h e às 16h.

Para que você não se perca pelo MIS, o "Guia" preparou um mapa da exposição, com alguns destaques. Veja abaixo.

Informe-se sobre o evento

1º ANDAR

Crédito: Reprodução Primeiro andar da exposição
Primeiro andar da exposição

1. Biblioteca
O Gato Pintado —que, na verdade, não tinha pintas— despertava a vontade de ler nas crianças. Inteligente e culto, ele era o bibliotecário do Castelo: cuidava dos mais de mil livros do local. Na exposição, o ambiente
da biblioteca foi recriado, e o boneco original do bichano, claro, também está lá.

2. Tíbio e Perônio
Ao lado da biblioteca está o laboratório do Tíbio e do Perônio. Interpretados por Flávio de Souza (que também era roteirista) e Henrique Stroeter, os cientistas gêmeos faziam experiências para explicar química, biologia e física.

3. Oficina Dr. Victor
O público reencontra o poderoso Dr. Victor, tio de Nino, conhecido pelo jargão "Raios e trovões!". Além de curiosidades sobre o personagem, o ambiente tem o quadro original de Victor, doado pelo ator Sérgio Mamberti e que, no programa, decorava o saguão do Castelo.

4. Encanamento do Mau
O monstro Mau percorria os canos do Castelo e causava um pouco de medo. O MIS recriou sua tubulação, e o ambiente tem efeitos como o barulho de baratas e ruídos.

5. Pedro, Biba e Zequinha
iPedro, Biba e Zequinha iam ao Castelo brincar com o amigo Nino. A exposição tem figurinos, como o boné de Zequinha, doado pelo ator Freddy Allan, que o interpretava e ganhou a peça depois do término das gravações. A mostra também tem depoimentos em vídeo dos três atores.

6. Quarto do Nino
No alto da escadaria circular, há um banco. Como no programa, é preciso girá-lo para encontrar a passagem secreta que leva ao quarto do Nino. O ambiente tem móveis originais, como a cama do bruxinho.


2º ANDAR

Crédito: Reprodução Segundo andar da exposição
Segundo andar da exposição

1. Torre da Morgana
Moradora da torre mais alta do Castelo, a bruxa Morgana é tia-avó de Nino. A personagem de Rosi Campos tinha 6.000 anos e gostava de falar sobre momentos importantes da história do mundo. O caldeirão da feiticeira estava sendo usado em outro programa da TV Cultura, mas foi restaurado para a exposição e compõe o cenário.

2. Oficinas
Como parte da programação paralela, a mostra terá oficinas. No domingo (27/7), das 11h às 12h e das 14h às 15h, ocorre a oficina "Stop-Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum", com Gilberto Caserta. Na aula, ele ensina a técnica de animação com massinha, usada no famoso ratinho azul da série. A aula é gratuita e é necessário retirar a senha com uma hora de antecedência para ocupar uma das 20 vagas.

3. Ninho
No programa, o João de Barro e as Patativas, os passarinhos que sempre perguntavam "Que som é esse?" e ensinava sobre os instrumentos musicais, viviam em um ninho na árvore que também abrigava a cobra Celeste, no saguão de entrada do Castelo. Na exposição, no entanto, eles ganharam uma sala própria.

4. Fadinhas do Lustre
As fadas Lara e Lana viviam no saguão do Castelo, mas, assim como os passarinhos, ganharam sala própria no MIS. Com as varinhas de condão, elas desvendavam charadas.

5. Dr. Abobrinha
O vilão Pompeu Pompilho Pomposo, mais conhecido como Dr. Abobrinha, queria comprar o Castelo para construir um prédio no local. O personagem, interpretado por Pascoal da Conceição, se fantasiava para enganar Nino e conseguir a assinatura do contrato de venda do imóvel, mas era desmascarado. Ele ganhou o espaço perto da escada, na saída da exposição, pois era sempre expulso.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais