Fique em casa: site Arte Fora do Museu reúne obras em espaços públicos de SP e do mundo

No ar há uma década, site funciona como galeria virtual com quase 2.000 peças

São Paulo

As obras de arte não estão restritas a museus e galerias, e as ruas de cidades como São Paulo têm um amplo acervo para todos os gostos. Frequentar esses espaços públicos com as medidas de isolamento decorrentes da pandemia provocada pelo coronavírus tem sido um desafio, mas, é possível contemplar pinturas, esculturas e outras obras pela internet, com o site Arte Fora do Museu.

No ar há dez anos, a ideia inicial do site era fazer um catálogo de cem obras que estão na rua, como acontece numa exposição de arte em um museu. Mas o acervo foi crescendo com a inclusão de outras peças nas ruas paulistanas e de outras cidades pelo mundo, especialmente com a colaboração dos usuários. Para contemplar a demanda que surgiu com a pandemia, o site foi reformulado para exibir as quase 2.000 obras catalogadas em seu sistema, de mais de 500 artistas.

A proposta lembra a iniciativa de museus pelo mundo que, com o coronavirus, têm apresentado seus acervos pela internet. "Os museus estão fazendo isso durante a pandemia, mas a gente já nasceu como um acervo digital", afirma Felipe Lavignatti, um dos fundadores do site.

O Arte Fora do Museu apresenta gratuitamente peças de arquitetura, escultura, murais e street art com fotos, vídeos, áudios e textos sobre elas. Assim como acontece nas ruas, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall dividem a galeria virtual com trabalhos de osgêmeos, Kobra, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi.

Dentro do site, as visitas, como numa exposição, podem ser realizadas por artistas ou por assunto. Há também roteiros temáticos, como o de obras que nasceram na pandemia e um tour de carro por São Paulo.

Usuários podem colaborar com a plataforma criando roteiros novos e enviando novas obras não catalogadas. Esse envio pode ser feito, inclusive pelos próprios artistas, por um formulário no site ou com a hashtag #arteforadomuseu no Instagram.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais