Eventos têm novas sessões e novos horários no feriado; veja roteiro

Vários eventos e restaurantes mudam o horário de funcionamento durante os feriados --e até fecham as portas. Nesta quarta-feira (7), dia da Independência do Brasil, veja quais exposições e peças ficam em cartaz, e em quais casas você será recebido no almoço ou no jantar.


TEATRO

Ciranda (19h)
O universo de uma família é retratado em um período de 15 anos por meio da relação de mãe, filha e neta. A convivência dessas mulheres mostra suas semelhanças e diferenças, o que as aproxima e causa conflitos entre elas. Em dois atos, a dupla de atrizes se reveza nos papéis femininos (primeiro mãe e filha, depois filha e neta) e vive, cada uma, duas personagens. No dia 7/9, quarta-feira, o espetáculo será excepcionalmente exibido às 19h.
Informe-se sobre o evento

Emoções que o Tempo Não Apaga - Uma Crônica Musical (21h)
Ao vivo, Fred Silveira, Cláudia Gomes e Erika Rodrigues viajam no tempo com interpretações da música brasileira e participam dos shows de famosos artistas nacionais e internacionais, como Frank Sinatra, Michel Legrand e Bobby Short. O espetáculo, que só é exibido às sextas, será exibido no feriado de 7 de setembro, às 21h.
Informe-se sobre o evento

Mamma Mia! (17h)
Com trilhas do quarteto sueco ABBA, que deu origem ao filme homônimo, o musical conta a história da filha que, em busca da identidade de seu pai, convida três homens que fazem parte do passado de sua mãe para seu casamento. Na quarta (7), o musical será exibido às 17h.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Kiara Sasso (centro) em cena do musical "Mamma Mia!", que terá seu horário modificado em 7 de setembro


CRIANÇA

Alice no País das Maravilhas (11h)
A montagem da Cia. Le Plat du Jour brinca com o clássico ao mostrar Alice como uma menina que vive presa no prédio onde mora. Quando desce para brincar sozinha no playground, ela encontra um contêiner e mergulha em sua imaginação. As três atrizes dão vida a 24 personagens e usam elementos de circo para contar a saga de Alice. No feriado, a peça ganha sessão extra, às 11h.
Informe-se sobre o evento

Os Saltimbancos (16h)
O musical retoma a história dos quatro animais que vão para a cidade tentar uma carreira musical. Além das canções de Chico Buarque, a montagem traz músicas do filme "Os Saltimbancos Trapalhões", de grupos como Balão Mágico e da série "High School Musical". Em 7 de setembro, o espetáculo ganha sessão extra, às 16h.
Informe-se sobre o evento

Bichomania (10h às 17h)
Passear em um labirinto feito de cedros, andar de charrete e a cavalo e descer em um escorregador de 15 m são algumas das atrações do local, que conta com 105 mil m² de área. O ponto alto são os bichos que a garotada pode conhecer, como ovelha, arara, coruja, guaxinim, sagui, veado e alpacas (parentes das lhamas). No dia 7, a atração funcionará, excepcionalmente, das 10h às 17h, para as crianças curtirem o feriado na cidade.
Informe-se sobre o evento

Banda Paralela (18h)
Com visual e repertório descontraído, o grupo anima a criançada fazendo uma releitura das bandas de coreto. Entre as músicas apresentadas, há de jazz a ritmos brasileiros, passando por temas de programas de TV. Apresentação especial no feriado.

Banda Paralela - Sesc Belenzinho - comedoria - r. Pe. Adelino, 1.000, Quarta Parada, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2076-9700. Dom. e dia 7: 18h.


PASSEIOS

Biblioteca de São Paulo recebe Família Real (14h às 17h)
Serão distribuídas coroas ao público, que ouvirá as histórias de D. João VI, D. Maria I (a Louca), Carlota Joaquina, D. Pedro I e José Bonifácio. Os visitantes também poderão participar de um show de talentos --o júri, formado pelo rei e sua corte, escolherá qual dos convidados será o Herói da Independência. Para comemorar, haverá o Grande Baile Real, com músicas e danças que transportarão todos para as festas da época. Haverá também oficina musical para crianças. Das 14h às 17h.
Informe-se sobre o local


EXPOSIÇÕES

O Secreto Discurso do Olhar (13h às 17h)
Com nomes como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, a exposição, no museu Faap, abrange diversos períodos da arte brasileira. No feriado de Independência, a exposição passa a ter horário de fim de semana.

O Secreto Discurso do Olhar - r. Alagoas, 903, Higienópolis, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3662-7198. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb., dom. e dia 7: 13h às 17h. Até 30/10. Livre.

Mapas Invisíveis (10h às 21h)
Tendo São Paulo como tema, a exposição reúne obras de dez artistas sobre a cidade. Lucia Koch e Laerte Ramos, entre outros, apresentam fotografias, intervenções e esculturas que exploram suas relações com bairros e regiões da capital. No feriado, a exposição terá o mesmo horário de domingo.

Mapas Invisíveis - Caixa Cultural - av. Paulista, 2.083, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Ter. a sáb.: 9h às 21h. Dom. e dia 7: 10h às 21h. Até 30/10. Livre.

Paradas em Movimento - Videopoéticas
Antologia poética em vídeo dos últimos 30 anos reúne poesia virtual, digital e videopoesia. Nomes como Arnaldo Antunes integram os expositores. Dia 7 funciona como nos fins de semana.

Paradas em Movimento - Videopoéticas - CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, centro, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/3397-4002. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb., dom. e dia 7: 10h às 18h. Até 29/10. Livre. Grátis.

Crédito: Divulgação Vídeo "Ferro, leite e garrafa", de Rodrigo Castro, que está em exibição no "Paradas em Movimento"
Vídeo "Ferro, Leite e Garrafa", de Rodrigo Castro, que está em exibição no "Paradas em Movimento"

Kenichi Kaneko (fechado)
A mostra "Agonias e Bonanças" é composta por 30 pinturas em tinta acrílica do artista japonês radicado no Brasil desde 1960. A exposição não funciona no feriado.

Kenichi Kaneko - Lugar Pantemporâneo - av. Nove de Julho, 3.653, Jardim Paulista, zona oeste, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/3018-2230. Seg. a sáb.: 10h às 18h. Dia 7: fechado. Até 8/10. Livre.

Ding Musa (fechado)
O artista paulistano apresenta a exposição "Os Buracos que Nós Cavamos", na Galeria Transversal, com fotos e vídeos de Ramallah, na Palestina, e Gramancho, em Duque de Caxias. A mostra estará fechada no feriado.

Ding Musa - Galeria Transversal - r. do Bosque, 206, Barra Funda, zona oeste, São Paulo. Tel.: 0/xx/11/3392-5287. Ter. a sex.: 11h às 20h. Sáb.: 11h às 18h. Dia 7: fechado. Abertura 6/9. Até 15/10. Livre. Grátis.

Meditação, Transe (fechado)
Dezoito artistas participam da exposição que trata de diferentes estados de consciência, na Galeria Mendes Wood. Nomes como Claudia Andujar e Mona Hatoum apresentam suas obras. No dia 7, a exposição não funciona.

Meditação, Transe - Galeria Mendes Wood - r. da Consolação, 3.358, Cerqueira César, zona oeste, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/3081-1735. Seg. a sáb.: 10h às 19h. Dia 7: fechado. Até 24/9. Livre. Grátis.

Ramón Cáceres (fechada)
O artista paraguaio radicado no Brasil apresenta suas obras concretistas na exposição, que marca também o lançamento do livro "A Arte de Ramón Cáceres", na Galeria Sérgio Caribé. A mostra ficará fechada no feriado.

Ramón Cáceres - Galeria Sérgio Caribé - r. João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3842-5135. Seg. a sex.: 10h às 18h. Sáb.: 10h às 13h. Dia 7: fechado. Até 24/9. Livre. Grátis.

Octavio Frias de Oliveira (14h às 20h)
A mostra relembra a trajetória de Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), publisher da Folha e protagonista na modernização da mídia brasileira a partir dos anos 1960. Além de imagens pessoais do jornalista e de retratos da sua família, painéis com capas históricas do jornal integram a exposição. No feriado, a mostra funciona com horário de domingo.

Octavio Frias de Oliveira - shopping Vila Olímpia - piso térreo - r. Olimpíadas, 360, Vila Olímpia, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/4003-4173. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom. e dia 7: 14h às 20h. Até 9/9. Grátis.

CLIO Awards (fechado)
Trabalhos premiados de publicidade, comunicação visual e design estão em exposição na Panamericana Escola de Arte e Design. Não abre no feriado.

CLIO Awards - r. Groenlândia, 77, Jardim América, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3885-7890. Seg. a sex.: 9h às 21h. Sáb.: 9h às 12h. Dia 7: fechado. Até 23/9.


RESTAURANTES

Aya Japanese Cuisine
Decorado com mobiliário moderno, o espaço é o primeiro empreendimento do sushiman Juraci Pereira, com passagens pelo Jun Sakamoto, Nagayama e Kosushi. O cardápio investe na culinária tradicional, que aparece em receitas como a salada de ostras frescas e o carpaccio de peixe branco. No feriado, o restaurante funcionará com horário de sábado.
Informe-se sobre o local

Aizomê (fechado)
O chef Shin Koike, o mesmo do A1, é o responsável pelo principal destaque da casa, o makashi, menu-degustação que muda diariamente. No ambiente oriental também é servido um pequeno cardápio fixo à la carte que atiça a curiosidade. O restaurante não abre no dia 7.
Informe-se sobre o local

Arola-Vintetres (fechado)
Com uma vista panorâmica da cidade, o Arola-Vintetres ocupa o 23º andar do Tivoli São Paulo Mofarrej. O restaurante é comandado pelo chef espanhol Sergi Arola, com duas estrelas no guia "Michelin", que também possui outras quatro casas na Europa. Na quarta (7), o local não funciona.
Informe-se sobre o local

Mocotó
Um lugar simples e despretensioso, surpreende pela qualidade das receitas, de origem nordestina. A cozinha, comandada pelo chef Rodrigo Oliveira, traz opções como o ensopado de cabrito com mandioca, tomate-cereja, cebola em conserva e cheiro-verde. No dia 7, o Mocotó funcionará com horário de domingo.
Informe-se sobre o local

Crédito: Ze Carlos Barretta/Folhapress Prato de sushis preparados pelo chef Juraci Pereira no restaurante Aya, em Pinheiros (zona leste de São Paulo)


GULOSEIMAS

Café Donuts (fechado)
O Café Donuts serve o tradicional doce recheado, mas o cardápio possui opções salgadas (como a porção crusty moments, elaborada com pedaços de ciabatta cobertos com tomate temperado), bebidas geladas à base de café, sanduíches e até saladas. O destaque, no entanto, são as sobremesas, como a Clark Kent (donut bavarian servido com sorvete de creme polvilhado com café e canela e coberto com chantilly e calda de chocolate). Há quiosques em hipermercados e shoppings, que oferecem um leque reduzido das opções encontradas nas cafeterias. O local não funciona no feriado.
Informe-se sobre o local

Empada Carioca (fechado)
A diminuta casa tem na decoração quadros com imagens de pontos turísticos da capital fluminense. Entre as cerca de 20 opções de empada, a carioca, com carne, ovo e azeitona, tem uma massa que se esfarela na boca. Há sabores doces. A empadaria permanecerá fechada durante o feriado.
Informe-se sobre o local

Santo Pão Boulangerie (fechado)
A casa oferece pães que levam azeite na massa, tortas salgadas de diferentes sabores e, entre os doces, destaque para o brownie de chocolate. A boulangerie não abrirá no dia 7.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais