Mostra de Cinema: veja os destaques do segundo dia do evento em SP

Começou na última quinta-feira (22) a 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que exibirá mais de 300 filmes em 23 endereços da capital paulista até o próximo dia 4 de novembro.

A grande homenageada do evento é a organização criada pelo cineasta Martin Scorsese, The Film Foundation, que há 25 anos se dedica à preservação e restauro de filmes do mundo todo. Entre os longas restaurados pela fundação e que serão exibidos por aqui, se destacam os clássicos "Rashomon", de Akira Kurosawa, "Juventude Transviada", de Nicolas Ray, "Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan, e "Limite", do brasileiro Mario Peixoto.

A Mostra também apresentará uma grande seleção de filmes nórdicos e latino-americanos, assim como longas premiados em vários festivais pelo mundo, como "Dheepan - O Refúgio", que venceu a Palma de Ouro em Cannes, e "Desde Allá", que faturou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza.



Confira abaixo os destaques desta sexta-feira (23) no evento:

"O Torneio", de Élodie Namer
Sete dias de torneio em um grande hotel de Budapeste. Um favorito: Cal Fournier, 22 anos, campeão francês de xadrez, gênio imaturo. Programado para vencer, ele combate seus adversários com uma força impressionante. O rapaz também se dedica a se divertir com sua namorada, Lou, e os amigos Aurélien, Anthony e Mathieu. Mas um adversário diferente dos outros vai mudar sua rotina.



"Armadilha", de Brillante Ma. Mendoza
Após a passagem do supertufão Haiyan, que deixa a cidade de Tacoblan, nas Filipinas, em um estado terrível, as vidas de Bebeth, Larry e Erwin se entrelaçam. Sobreviventes, eles procuram pelos mortos, enquanto tentam manter a sanidade intacta e a pouca fé que lhes resta. No entanto, uma série de acontecimentos continua testando a resistência do trio.



"Monty Python - O Sentido da Vida Ao Vivo", de James Rogan e Roger Graef
O filme acompanha as estrelas do Monty Python enquanto preparam uma maratona de dez espetáculos na arena The O2, em Londres. Oferece um retrato único de como cinco talentos diversos se uniram após um hiato de 34 anos para recriar sua marca de comédia para uma legião de fãs e admiradores famosos. Além de acompanhar sua jornada até o The O2, o filme inclui imagens de arquivo encontradas recentemente. São os integrantes do Monty Python como nunca foram vistos e como nunca serão vistos de novo.



"Bom Dia, Tristeza", de Otto Preminger
Cecile é uma jovem mimada que vive com o pai, Raymond, um viúvo rico que só pensa em se divertir. A rotina da garota muda completamente quando Raymond decide se casar com Anne, uma mulher conservadora que desaprova o romance de Cecile com Philippe.



"Guerra de Mentiras", de Matthias Bittner
A história de Rafed Ahmed Alwan, refugiado iraquiano cujo relato sobre armas de destruição em massa no Iraque passou pelos serviços de inteligência de Alemanha (BND), Reino Unido (MI6) e Estados Unidos (CIA). As informações foram usadas pelo governo americano para legitimar a invasão ao país em 2003. Hoje sabemos que a guerra foi baseada em uma mentira. A imprensa culpou Alwan. Ele, porém, orgulhosamente se apresenta como o homem que ajudou a tirar Saddam Hussein do poder. Será que ele realmente enganou os serviços secretos de todo o mundo? Como essa mentira se transformou numa verdade conveniente?


"Body", de Malgorzata Szumowska
Na Polônia dos dias de hoje, um perito criminal, sua filha anoréxica e a terapeuta da garota -que acredita poder se comunicar com pessoas mortas- têm suas histórias entrelaçadas. Nessa trajetória, defrontam-se três abordagens radicalmente diferentes sobre o corpo e a alma.



"Garoto", de Júlio Bressane
Inspirado no conto O Assassino Desinteressado Bill Harrigan, do escritor argentino Jorge Luis Borges, o filme acompanha um jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente, comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de eventos inquietantes os reunirá mais uma vez. O filme integra o programa Tela Brilhadora.


"Janeiro Sangrento", de Vahid Mustafa Yev
Em 20 de janeiro de 1990, a República do Azerbaijão enfrentou a União Soviética em busca de liberdade e independência. O Exército soviético marchou em diferentes cidades, com tanques e artilharia pesada, e confrontos épicos aconteceram na capital, Baku. No filme, o evento histórico é visto pelos olhos da família Narimanov, mais especificamente por dois irmãos: Najaf, oficial da KGB e comunista, e Mehdi, ex-oficial soviético que se tornou revolucionário. Entre os dois está a matriarca, Khadija.


"Juventude Transviada", Nicholas Ray
Jim Stark, jovem rebelde com um passado conturbado, muda-se com a família para uma nova cidade californiana. Ao chegar, ele é mais uma vez levado à delegacia, onde conhece os também problemáticos Judy e Plato. Na manhã seguinte, Jim tenta recomeçar e ficar longe de problemas. Até que Buzz, namorado de Judy e chefe da gangue local, cruza seu caminho.



"Pikadero", de Ben Sharrock
Incapaz de morar sozinho devido à crise econômica que assola a Espanha, um jovem casal tem problemas para consumar seu relacionamento incipiente na casa de seus pais. Cada vez mais desesperados para transar e sem dinheiro para pagar um hotel, são forçados a cogitar lugares públicos normalmente usados para o sexo, conhecidos pelos locais como pikaderos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais