Descrição de chapéu Gal Costa
Streaming

Com estreia de 'Meu Nome É Gal', conheça 5 cinebiografias musicais brasileiras

Cinema nacional tem obras sobre a vida de Cazuza, Marcelo D2 e Elis Regina

São Paulo

Esta semana teve a estreia nas telonas de "Meu Nome É Gal", um filme estrelado por Sophie Charlotte que faz um retrato sobre a cantora Gal Costa, uma das vozes mais relevantes da história da música brasileira.

Cena do filme 'Meu Nome é Gal', a cinebiografia da Gal Costa estrelada por Sophie Charlotte
Cena do filme 'Meu Nome é Gal', a cinebiografia da Gal Costa estrelada por Sophie Charlotte - Stella Carvalho/Divulgação

O longa, que mergulha no momento em que a tímida Gracinha se torna uma cantora famosa, tem como pano de fundo os anos de ditadura militar e o surgimento do Tropicalismo.

Não é a primeira vez que o cinema conta a história de grandes artistas brasileiros, e também há outros bons exemplos de cinebiografias musicais, como as que contam as histórias da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, de Cazuza e da amizade entre Marcelo D2 e Skunk, que resultou na criação do grupo carioca Planet Hemp.

Confira, abaixo, cinco exemplos de filmes que contam a história de astros da música nacional.

2 Filhos de Francisco
O filme conta a história de Francisco, um lavrador no interior do Brasil que quer transformar dois de seus nove filhos em estrelas da música sertaneja e na dupla que ficaria conhecida como Zezé Di Camargo e Luciano.
Brasil, 2005. Direção: Breno Silveira. Com: Dira Paes, Márcio Kieling, Ângelo Antônio. Livre. No Globoplay


Cazuza – O Tempo Não Pára
A obra acompanha a trajetória profissional e pessoal do carioca Cazuza, do início de sua carreira no começo da década de 1980 com o Barão Vermelho até a sua morte em 1990, quando tinha 32 anos.
Brasil, 2004. Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho. Com: Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Débora Falabella. 16 anos. No Amazon Prime Video e Paramount Plus


Elis
A biografia musical passeia pelos altos e baixos da carreira de Elis Regina, de sua chegada ao Rio de Janeiro na juventude até a sua morte precoce, aos 36 anos.
Brasil, 2016. Direção: Hugo Prata. Com: Andréia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado. 14 anos. Na Netflix, Star+, Telecine e Amazon Prime Video


Legalize Já - Amizade Nunca Morre
A cinebiografia do Planet Hemp, grupo carioca fundado em 1993, é centrada na amizade de Marcelo D2 e Skunk --que morreu apenas um ano depois de ter criado o grupo.
Brasil, 2018. Direção: Johnny Araújo e Gustavo Bonafé. Com: Renato Góes, Ícaro Silva, Ernesto Alterio. 16 anos. No HBO Max e Amazon Prime Video


Maysa – Quando Fala o Coração
Esta minissérie dividida em nove episódios percorre a trajetória de Maysa, cantora carioca que quebrou padrões entre as décadas de 1950 e 1970 enquanto vivia romances intensos e percorria o mundo com sua música.
Brasil, 2009. Direção: Jayme Monjardim. Com: Larissa Maciel, Mateus Solano, Jayme Matarazzo. 16 anos. No Globoplay

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais