Mostra de Cinema: veja os destaques da programação deste domingo

Começou na última quinta-feira (22) a 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que exibirá mais de 300 filmes em 23 endereços da capital paulista até o próximo dia 4 de novembro.

A grande homenageada do evento é a organização criada pelo cineasta Martin Scorsese, The Film Foundation, que há 25 anos se dedica à preservação e restauro de filmes do mundo todo. Entre os longas restaurados pela fundação e que serão exibidos por aqui, se destacam os clássicos "Rashomon", de Akira Kurosawa, "Juventude Transviada", de Nicolas Ray, "Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan, e "Limite", do brasileiro Mario Peixoto.

A Mostra também apresentará uma grande seleção de filmes nórdicos e latinoamericanos, assim como longas premiados em vários festivais pelo mundo, como "Dheepan - O Refúgio", que venceu a Palma de Ouro em Cannes, e "Desde Allá", que faturou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza.



Confira abaixo os destaques deste domingo (25) no evento:

"Meu Amigo Hindu", de Hector Babenco
Diego é um diretor de cinema que ao saber que uma doença maligna pode ser fatal, casa-se com sua mulher de muitos anos, despede-se de seus amigos e entra numa rotina de longas jornadas num hospital. Lidando com a dor e conversando com a morte conhece um menino hindu, que se torna seu mais novo amigo. Um dia ele não aparece mais. Diego recebe alta, mas sua vida nunca mais será a mesma. Seu casamento acaba e, solitário, chega a se questionar se ele não estaria morrendo e ninguém lhe diz nada, até que conhece uma nova mulher...


"Memórias Secretas", de Atom Egoyan
Zev e seu melhor amigo, Max, fazem um pacto para dedicar os últimos dias de suas vidas à conclusão de questões do passado: encontrar e se vingar do comandante nazista que matou suas famílias durante a guerra. Max está muito frágil para deixar o asilo, mas Zev, mesmo com Alzheimer, embarca em uma jornada para encontrar seu algoz.



"Bem-vindo ao Clube", de Andreas Schimmelbusch
Kate, uma atriz maníaco-depressiva, faz check-in em um "hotel de suicídio", determinada a se matar. O local oferece aos clientes várias opções de suicídio e promete privacidade total. Lá, ela conhece Viktor, funcionário que explica o "menu" aos clientes. Os dois acabam se apaixonando e decidem morar juntos. No entanto, a vida com o enigmático Viktor torna-se sufocante e as tendências suicidas de Kate voltam com força total...


"O Homem de 100 Anos que Pulou a Janela e Desapareceu", de Felix Herngren
Allan Karlsson, um homem de 100 anos de idade, pula de uma janela e desaparece. Ele embarca em uma inesperada jornada que envolve vários assassinatos e uma maleta cheia de dinheiro. Pouco depois, Karlsson coloca toda a nação de cabeça para baixo. Mas ele tem experiência nisso, pois já tinha feito a mesma coisa antes, só que com o mundo inteiro.



"Travessia", de João Gabriel
Desentendimentos levaram Roberto a viver afastado de Júlio, seu único filho. Ambos buscam novos caminhos, movidos por seus próprios desejos. Festas, drogas e um acidente inusitado deixam por um fio o amor entre pai e filho.


"Que Viva, Eisenstein! - 10 Dias que Abalaram o México", de Peter Greenaway
Em 1931, no auge de seu poder artístico, o cineasta soviético Sergei Eisenstein viaja ao México para rodar um novo filme, Que Viva Mexico. Recém-rejeitado por Hollywood e sob crescente pressão para retornar à Rússia de Stálin, Eisenstein chega à cidade de Guanajuato.



"Pervert Park", de Lasse Barkfors e Frida Barkfors
A Flórida Justice Transitions abriga 120 condenados por crimes sexuais. Como em muitos Estados americanos, na Flórida essas pessoas não podem viver próximas de lugares frequentados por crianças. Por causa disso, muitos vivem em pontes ou florestas —ou na comunidade retratada por este documentário, conhecida também como "Pervert Park".


"Virgem Juramentada", de Laura Bispuri
Ainda menina, Hana Doda escapa do destino de tornar-se esposa e servente, um futuro imposto às mulheres que vivem nas inóspitas montanhas da Albânia. Assim, ela apela para o tradicional código de leis Kanun, que dá às mulheres a chance de empunhar um rifle e viver livre como os homens após um juramento de virgindade eterna. Hana torna-se, então, uma virgem juramentada e passa a atender pelo nome de Mark.



"Desde Allá", de Lorenzo Vigas
O rico Armando atrai jovens para sua casa com dinheiro. Ele não quer tocá-los, apenas observá-los de uma certa distância. Ele também segue um empresário mais velho com quem parece ter tido uma relação traumática. O primeiro encontro de Armando com Elder, líder de uma gangue de rua, é violento, mas isso não diminui sua fascinação pelo belo adolescente. Interesses financeiros fazem com que o rapaz o visite com regularidade e uma intimidade inesperada surge entre eles. Mas o passado de Armando é motivo de preocupação, e Elder empreende o último ato de afeição por ele.



"Ralé", de Helena Ignez
Ralé é um filme dentro de um filme. Jovens diretores, adolescentes prodígios, estão filmando "A Exibicionista" em meio a uma fazenda numa região paradisíaca. Barão vive nesse local, onde irá celebrar seu casamento com o dançarino Marcelo. A obra investiga a alma brasileira, colocando a Amazônia como epicentro do mundo, refletindo a respeito de questões existenciais, legitimando o direito à liberdade e individualidade sexual. Filme filosófico e musical, livremente inspirado na peça teatral Ralé, de Máximo Gorki.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais