Veja dez filmes da Mostra de Cinema que estão em destaque nesta terça

Começou na última quinta-feira (22) a 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Durante duas semanas, o festival exibe mais de 300 filmes em 23 endereços, entre longas premiados pelo mundo, clássicos restaurados e trabalhos ainda inéditos de mais de 60 países, incluindo o Brasil.

Neste ano, a homenageada do evento é a organização criada pelo cineasta Martin Scorsese, The Film Foundation, que há 25 anos se dedica à preservação e restauro de filmes do mundo todo. Entre os longas restaurados pela fundação e que serão exibidos por aqui, se destacam os clássicos "Rashomon", de Akira Kurosawa, "Juventude Transviada", de Nicholas Ray, "Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan, e "Limite", do brasileiro Mario Peixoto.

A Mostra também apresentará uma grande seleção de filmes nórdicos e latino-americanos, assim como longas premiados em vários festivais pelo mundo, como "Dheepan - O Refúgio", que venceu a Palma de Ouro em Cannes, e "Desde Allá", que faturou o Leão de Ouro no Festival de Veneza.


Confira abaixo os destaques desta terça-feira (27) no evento:


"Aqui Está Harold", de Gunnar Vikene
Após 40 anos de sucesso, o comércio de móveis de Harold vai à falência quando a Ikea decide abrir uma superloja na vizinhança. Harold e a mulher, Marny, perdem seu estabelecimento e a casa onde vivem e, para piorar, Marny também perde a memória. Com raiva e desesperado, Harold planeja a vingança perfeita. Ele vai sequestrar seu inimigo, o fundador da Ikea, Ingvar Kamprad. Infelizmente, Kamprad está feliz em ser sequestrado e vê no episódio a chance de melhorar sua imagem pública.


"O Rio Sem Fim", de Oliver Hermanus
O marido de uma jovem garçonete volta para casa após cumprir quatro anos de prisão e tudo indica que os planos de uma nova vida vão finalmente se realizar. Mas quando a família de um estrangeiro que mora em uma fazenda próxima é assassinada brutalmente, a garçonete e o viúvo começam a gravitar em direção ao outro. Presos em um ciclo de violência e sangue, os dois tentam transcender a raiva, a dor e a solidão.


"Jovem Tigre", de Cyprien Vial
Many, um garoto indiano de 17 anos de idade, recebe ajuda do governo francês desde que chegou a Paris vindo de Punjab, há dois anos. No caminho de uma integração exemplar, ele divide seu tempo entre a escola, amigos, a namorada, Elizabeth, e o templo Sikh que frequenta. Sua vida poderia ser como a de um adolescente comum se não sentisse a pressão de mandar dinheiro para os pais, que ficaram na Índia.


"Brasil Ano 2000", de Walter Lima Jr.
Uma mãe e dois filhos caminham por uma estrada rumo ao norte do Brasil e pegam carona com um caminhoneiro até uma cidade desconhecida. Ao chegarem, conhecem um pesquisador que lhes propõe se passarem por índios. No povoado, os habitantes se preparam para a chegada do general que vai inaugurar uma base de foguetes.


"Dissidentes Digitais", de Cyril Tuschi
Dissidentes digitais são os guerreiros contemporâneos: patriotas republicanos, anarquistas radicais e cyber-hippies lutam lado a lado pela transparência e privacidade no mundo digital. Por causa disso, estão presos, vivem no exílio ou perderam suas carreiras e famílias. O filme foca pessoas que se tornaram dissidentes por motivos diferentes: delatores da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) como Edward Snowden, Thomas Drake e William Binney; o jornalista Danie Ellsberg; e a ex-agente do MI-5 Annie Machon.



"A Senhora da Van", de Nicholas Hytner
Baseado em uma história real, o longa conta a relação entre Alan Bennet, o roteirista do filme, e a singular senhora Shepherd. De origem desconhecida, ela estacionou sua van "temporariamente" em frente à garagem dele em Londres, e morou lá por 15 anos.



"As Cariocas", de Fernando de Barros, Roberto Santos e Walter Hugo Khouri
Dividido em três segmentos, o filme adapta contos do livro homônimo de Sérgio Porto, ou Stanislaw Ponte Preta. Todos os episódios são protagonizados por mulheres que vivem no Rio de Janeiro: Paula, que deseja um carro conversível; Júlia, uma noiva infiel; e Marlene, que vira manchete após chocar os vizinhos por usar roupas curtas.


"Betinho - A Esperança Equilibrista", de Victor Lopes
Documentário sobre o sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997), o Betinho, que tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.


"Califórnia", de Marina Person
O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades: tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.



"Sabor da Vida", de Naomi Kawase
Sentaro administra uma pequena padaria que serve dorayakis -panquecas recheadas com pasta de feijão azuki. Quando Tokue, uma velha senhora, se oferece para ajudá-lo na cozinha, ele aceita com relutância. Mas Tokue mostra ter mãos mágicas para fazer o doce. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio em breve floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue vão abrir seus corações para revelar mágoas antigas.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais