Saiba quais são os filmes em destaque que têm sessão neste sábado na Mostra

Começou no último dia 22 a 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que exibe mais de 300 filmes em 23 endereços até o próximo dia 4 de novembro.

A Mostra também apresentará uma grande seleção de filmes nórdicos e latino-americanos, assim como longas premiados em vários festivais pelo mundo, como "Dheepan - O Refúgio", que venceu a Palma de Ouro em Cannes, e "Desde Allá", que faturou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza.



Confira abaixo os destaques do décimo dia do evento:

"Visita ou Memórias e Confissões", de Manoel de Oliveira
Filme autobiográfico sobre a vida e a casa de Manoel de Oliveira (1908-2015). A partir de memórias e confissões, este documentário póstumo, rodado no ano de 1982 sob a condição de ser apresentado somente depois de sua morte, relata a importância que essa residência teve na vida do realizador.


"Casanova 70'", de Mario Monicelli
Andrea, um comandante da Otan, é um autêntico Casanova que conquista todas as mulheres que encontra. Sendo capaz de fazer amor apenas em situações de perigo, o psicanalista lhe aconselha férias relaxantes. Em vez disso, começam os problemas.



"Pássaros de Netuno", de Steven Richter
Depois de perderem os pais, as jovens irmãs Mona e Rachel estão por conta própria. Confinadas à casa em que passaram a infância e constantemente cercadas por nostalgia, as garotas criaram suas próprias pseudorrealidades. Rachel encontra consolo na música e em práticas espirituais antigas, enquanto sua irmã mais velha se volta para formas de expressão pouco convencionais e consideradas tabu. Quando um homem entra abruptamente em seu mundo, elas encaram duras verdades sobre seu passado.



"Coração de Leão", de Dome Karukoski
Figura central em um grupo neonazista, Teppo se apaixona pela bela loira Sari. Quando conhece o filho dela, tem uma grande surpresa: o menino, chamado Rhamadhani, é negro. Sari fica grávida e Teppo precisa fazer uma escolha simples entre o amor e o ódio.



"Lo que Lleva el Río", de Mario Crespo
Dauna enfrenta as rígidas convenções de uma cultura secular. Com ela, carrega a marca de ser diferente e a necessidade de escolher entre amar o seu marido ou dedicar-se plenamente à sua vocação. Se optar pela segunda opção, ela corre o risco de perder o seu amado, sofrer o repúdio da comunidade, carregar o estigma da prisão e ser separada de sua filha.


"Meu Único Amor", de Sam Taylor
Maggie é uma jovem que se divide entre trabalhar em uma loja e cuidar dos pais e da irmã, que contam com ela para tudo. Quando conhece Joe, funcionário novato de seu departamento, Maggie se apaixona sem saber que ele, na verdade, é filho do dono da loja.


"Para o Outro Lado", de Kiyoshi Kurosawa
Yusuke, marido de Mizuki, afogou-se no mar há três anos. Quando ele repentinamente volta para casa, ela não se surpreende. Em vez disso, Mizuki fica pensando por que ele demorou tanto tempo. Ela, então, aceita ser levada por Yusuke em uma jornada.



"La Tola Box", de Pável Quevedo Ullauri
Para além dos socos, o boxe pinta um complexo retrato da vida —seus obstáculos, a luta, a disciplina e o compromisso. O filme examina os aspectos mais humanos do esporte, explorando a vida de quatro personagens —um para cada canto do ringue: os veteranos boxeadores equatorianos Eugenio Espinoza e Ramiro "Clay" Bolaños, o jovem aspirante César e o boxista amador Carlos.


"Para Minha Amada Morta", de Aly Muritiba
Após a morte de sua mulher, Ana, Fernando se torna um homem calado e introspectivo, que cuida sozinho do filho Daniel. Todas as noites, enquanto o menino dorme, ele recorda o seu amor arrumando as coisas de Ana. Um dia, encontra uma fita VHS e, ao assisti-la, descobre que a esposa foi infiel. Fernando, então, decide ir à procura do homem que arruinou a imagem que ele tinha de sua amada morta.



"Chico - Artista Brasileiro", de Miguel Faria Jr.
Personagem fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos, autor, dramaturgo e compositor de uma coleção de canções que habitam o imaginário coletivo do país, Chico Buarque dialoga com a própria memória neste documentário que tem como um de seus eixos a descoberta do irmão alemão que nunca chegou a conhecer.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais