Crítica: Filial do Buttina é boa opção, mas precisa acertar ponto de equilíbrio dos pratos

Passaram-se 20 anos enraizados na casa original, nascida com ares de residência familiar, em Pinheiros, para que o restaurante Buttina se aventurasse num novo endereço —e, ao fazer isso, apresenta-se com uma cara bem diferente.

A primeira filial da casa fica no bairro do Morumbi, dentro de um shopping. Com bar de coquetéis na entrada e decoração moderna, inclui um teto curvo de madeira que, a depender da posição dos clientes, pode transmitir conversas para o outro canto do salão.

O espaço interno disfarça um pouco a existência das lojas ao redor, e o menu busca transmitir o tom caloroso que o restaurante traz desde sua inauguração —o da culinária do Sul da Itália, região de origem da chef Filomena Chiarella.

Ambiente da segunda unidade do restaurante Buttina, no shopping Morumbi Town *** ****
Ambiente da segunda unidade do restaurante Buttina, no shopping Morumbi Town - Gladstone Campos/Divulgação

Sem dúvida melhor opção que as comidas padronizadas mais típicas desses centros comerciais, no Buttina estão pratos bem tradicionais, alguns com leves interferências da chef: burrata temperada com azeite de limão, rigatoni com molho de tomate e calabresa bem fina, nhoque com braciola (a carne enrolada é cozida no molho de tomate), spaghettini (mas de cacau) com molho de mascarpone e presunto cru. Também não falta o brasileiro filé à parmigiana, num sugo delicado.

Saindo da linha de equilíbrio da matriz (e que o tempo poderá trazer à filial), a lasanha à bolonhesa é tão cozida que suas finas lâminas de massa desaparecem, fundindo-se no recheio, e o filé-mignon com azeitona preta, alho e vinho tem molho áspero que, ademais, submerge os espaguetes (com creme e bacon) que o acompanham.

Em compensação, o cordeiro em pedaços tem cozimento delicado , em tomate, alecrim, cebolinha e vinho, e interessante acompanhamento de purê de feijão-branco com gengibre.

Na sobremesa, além do tiramisù, vale também a torta crocante de castanha-do-pará com sorvete de creme.

Avaliação: regular

Shopping Morumbi Town - Av. Giovanni Gronchi, 5.930, Vila Andrade, região oeste, tel. 5063-4091. 80 lugares. Seg. a qui.: 12h às 22h. Sex. e sáb.: 12h às 23h. Dom.: 12h às 21h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais