Saiba quais são os dez destaques da Mostra de Cinema deste sábado

Começou na última quinta-feira (22) a 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que exibirá mais de 300 filmes em 23 endereços da capital paulista até o próximo dia 4 de novembro.

A grande homenageada do evento é a organização criada pelo cineasta Martin Scorsese, The Film Foundation, que há 25 anos se dedica à preservação e restauro de filmes do mundo todo. Entre os longas restaurados pela fundação e que serão exibidos por aqui, se destacam os clássicos "Rashomon", de Akira Kurosawa, "Juventude Transviada", de Nicolas Ray, "Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan, e "Limite", do brasileiro Mario Peixoto.

A Mostra também apresentará uma grande seleção de filmes nórdicos e latino-americanos, assim como longas premiados em vários festivais pelo mundo, como "Dheepan - O Refúgio", que venceu a Palma de Ouro em Cannes, e "Desde Allá", que faturou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza.


Veja abaixo os destaques deste sábado (24) no evento:

"Aferim!", de Radu Jade
Na Romênia do século 19, o policial Costandin, acompanhado de seu filho, atravessa o país em busca de um escravo cigano que está foragido.



"Ixcanul", de Jayro Bustamante
Maria, uma menina maia de 17 anos, vive em um isolado vilarejo guatemalteco nas costas de um vulcão ativo. Um casamento arranjado a aguarda. Embora sonhe em conhecer a cidade, seu status de indígena não permite que ela vá a esse "mundo moderno". Até que Maria engravida e uma complicação faz com que a garota seja salva justamente por esse mundo moderno. Mas a que preço?



"Flocking", de Beata Gårdeler
Uma pequena comunidade sueca parece idílica, mas apenas na superfície. Quando Jennifer, de 14 anos, afirma ter sido estuprada pelo colega de classe Alexander, tudo muda. O rumor se espalha rapidamente e cada vez mais gente acredita que Jennifer está mentindo. É o início de um caso de perseguição de uma comunidade contra uma garota e sua família. Provas ou decisões da Justiça não significam nada em um lugar onde as pessoas estabelecem as próprias leis e regras. O mais importante é permanecer com o grupo.



"Rashomon", de Akira Kurosawa
Um camponês rude, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do portão de Rashomon, no Japão do século 11. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas —do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado a partir dos relatos divergentes e dúbios de testemunhas, incluindo a mulher estuprada e o criminoso, e da própria vítima, por meio de um médium.



"Fome", de Cristiano Brulan
Nas veredas da metrópole paulistana, um velho homem abandona o passado e vagueia na invisibilidade. Carrega consigo apenas um carrinho, alguns trapos e a velhice. Depois de ver a morte, é possível morrer de amor por alguém?


"Bridgend", de Jeppe Rønde
Sara e seu pai, Dave, mudam-se para uma pequena aldeia assombrada por suicídios entre seus jovens habitantes. A garota se apaixona por um adolescente local, Jamie, enquanto Dave, novo policial da cidade, tenta acabar com a misteriosa série de suicídios.


"Olmo e a Gaivota", de Petra Costa
Olmo e a Gaivota é uma travessia pelo labirinto da mente de Olivia, atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov. Quando a peça começa a tomar forma o que parecia ser encenação revela-se como a própria vida. Ou seria o inverso?


"Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan
O ex-campeão de boxe Terry Malloy agora trabalha no porto para Johnny Friendly, o chefão corrupto do sindicato de estivadores, que junto a seu braço-direito Charley Malloy, irmão de Terry, comanda as operações. O ex-lutador se sente culpado quando serve como isca para uma emboscada que resulta na morte de um grevista amigo. Ele logo conhece e se apaixona por Edie, irmã do trabalhador morto, que procura pistas sobre o assassinato. A convivência dos dois mudará os valores morais de Terry.



"Mate-me Por Favor", de Anita Rocha da Silveira
Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.


"A Terra e a Sombra", de César Augusto Acevedo
Alfonso é um velho fazendeiro que retorna à casa para cuidar do filho, que está gravemente doente. Ao chegar, redescobre o antigo lar, agora habitado por sua ex-mulher, a nora e o neto. O local parece uma terra abandonada. Grandes campos de cana de açúcar rodeiam o imóvel, criando permanentes nuvens cinzas. Dezessete anos depois de os ter desamparado, Alfonso tenta encontrar o seu lugar ali para, assim, poder salvar sua família.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais