Após incêndio, programação da Cinemateca é suspensa até domingo

A Cinemateca Brasileira resolveu suspender sua programação entre quinta (4) e domingo (7), em razão do incêndio que atingiu o acervo na madrugada desta quarta (3). Com isso, parte das exibições das mostras Cinemateca ao Ar Livre e Cinema Brasileiro Contemporâneo terão as datas alteradas. A nova agenda ainda não foi divulgada.

Crédito: Reprodução/TV Globo Incêndio atinge Cinemateca, na zona sul de São Paulo
Incêndio atinge Cinemateca, na zona sul de São Paulo

Em seu perfil no Facebook, a Cinemateca informou que cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados, o que representa menos de 0,5% do total do acervo.

"Deste total, a grande maioria está conservado em outras mídias e suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias", diz o comunicado.

O fogo começou por volta das 5h30 prédio localizado no Largo Senador Raul Cardoso. Oito equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e controlaram o incêndio rapidamente.

Para a corporação, a principal hipótese para o início do incêndio é a autocombustão dos filmes, compostos de nitrato de celulose, um material que, pela sua composição físico-química, pode entrar em combustão espontânea, dependendo da temperatura no ambiente.

Segundo a assessoria de imprensa, o espaço de convívio deve continuar aberto ao público nesta segunda (8) e terça (9) de Carnaval. Outras informações sobre a programação serão definidos e divulgados nas redes da Cinemateca.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais