Documentários analisam guerras contemporâneas dos EUA

Chegaram aos cinemas, na última sexta-feira (23), os filmes "Novo Século Americano" ("Il Nuovo Secolo Americano", Itália/EUA, 2007) e "Um Táxi para a Escuridão" ("Taxi to the Dark Side", EUA, 2007) --premiado com o Oscar de melhor documentário em 2008. Os longas integram a coletânea I love War e abordam os bastidores das guerras contemporâneas em que os EUA se envolveram.

Crédito: Divulgação

Os documentários políticos de Alex Gibney ("Um Táxi para a Escuridão") e Massimo Mazzucco ("Novo século americano"), que ocupam a programação dos cinemas poucos dias depois da posse do presidente norte-americano Barack Obama, discutem o papel do país nos conflitos internacionais dos últimos anos e convidam a refletir sobre como multilateralmente é possível avançar para uma paz sólida e duradoura.

Em "Novo Século Americano", o diretor aborda os bastidores históricos, filosóficos e econômicos dos ataques terroristas de 2001, sugerindo que eles não foram perpetrados por terroristas, mas concebidos e orquestrados pela própria administração norte-americana, que estava no poder na época dos eventos. O filme conta com a narração de Paulo Betti.

Já "Um Táxi para a Escuridão" denuncia as torturas e os métodos de interrogatório praticados pelo Exército americano no Iraque, Afeganistão e na baía de Guantánamo, em Cuba. O ponto de partida é a tortura e morte de um inocente motorista de táxi afegão.

Informe-se sobre "Novo Século Americano"

Informe-se sobre "Um Táxi para a Escuridão"

Leia- mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais