Chez Vous tem cozinha variada, mas não abre mão das receitas belgas

Está aí uma raridade em São Paulo: um restaurante belga. E ainda por cima bem movimentado, talvez porque tenha um menu um pouco mais amplo, mas sem abrir mão de oferecer ícones da cozinha do país.

Chama-se Chez Vous e, aberto há pouco mais de um ano em Moema, ocupa um espaço moderno que inclui mesas ao ar livre (o salão é espaçoso, mas barulhento).

O proprietário, Lionel Sturnack, nasceu na Bélgica e trabalhou em restaurantes da Europa antes de se mudar para o Brasil. Obviamente trouxe consigo o apego pelas batatas fritas e pela cerveja do seu país, que é oferecida na casa junto a marcas brasileiras e alguns poucos vinhos.

Chez Vous
Divulgação - Panela com mexilhões graúdos, cozidos no vinho branco, é uma das opções do Chez Vous

O cardápio tem opções francesas, como o sanduíche croque monsieur, a quiche do dia e os steaks béarnaise e au poivre vert. Também tem pratos variados, como o salmão na manteiga de ervas e purê de inhame, e a picanha de cordeiro com molho de hortelã e cuscuz marroquino.

Mas o mais interessante é provar as sugestões belgas. Os mexilhões podem ser encontrados como entrada, picados com vinagrete, ou no icônico "moules et frites" (disponível de sexta a domingo, quando há fornecimento dos moluscos): uma panela com moluscos graúdos e carnudos, cozidos no vinho branco e nos temperos (compondo um molho um pouco ralo), e acompanhados por batatas fritas e maionese.

Há dois pratos preparados na cerveja: as almôndegas com pimenta jalapeño (com molho mais adocicado) e o ensopado de carne longamente cozido na cerveja belga com cenoura, bacon e batata, formando um molho denso e saboroso.

Boa sobremesa é a gaufre –waffle belga tradicional com calda de chocolate e chantili, de massa ultraleve e nenhum exagero de açúcar. Outra opção é a musse de chocolate belga com especiarias, com a dose certa de amargor.

Avaliação: bom

Av. Lavandisca, 395, Indianópolis, região sul, tel. 5051-6263. 54 lugares. Ter. a qui.: 12h às 15h e 19h às 23h. Sex.: 12h às 15h e 19h às 24h. Sáb.: 12h às 17h e 19h às 24h. Dom.: 12h às 17h e 19h às 23h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais