CRÍTICA: Moderno, restaurante chinês Hou tem temperos de regiões variadas do país

Nem Liberdade, nem zona sul: o mais novo restaurante chinês de São Paulo fica em Santana e não é diferente somente na localização.

O Hou é novinho em folha e tem decoração moderna (só sinto falta de louça oriental —é preciso pedir).

Aberto há cinco meses e dirigido por um jovem chinês (Hou Xuan cresceu no Brasil, mas viveu seus primeiros dez anos em Pequim), o restaurante vem de tradição mais antiga. O pai do chef, Hou Qi Cheng, que morreu recentemente, chegou ao Brasil nos anos 1980 já como cozinheiro profissional e abriu casas no interior de São Paulo (a de Botucatu continua de pé).

Preparados no vapor, os guiozas servidos no restaurante Hou têm massa sedosa e um toque de nirá - Divulgação

A unidade paulistana se diferencia também por uma oferta mais comedida de pratos, no lugar das centenas oferecidas pelos congêneres (aqui, somente 50) em geral familiares aos clientes.

Os temperos buscam diferenciar regiões —como o yakisoba com frutos do mar ao molho picante de Sichuan ou a chapa de carnes e vegetais com molho shacha, da província de Fujian—, mas, em geral, circunda o sabor cosmopolita de Pequim.

Os guiozas no vapor, com recheio de porco e toque estimulante do nirá, têm sedosa massa caseira. A lula ao molho picante é salteada com alho e gengibre. A especialidade da casa, Four Kingdom no Ninho, combina carnes e pescados com molho de ostra e shoyu, cozidos num mix agradável, mas servido num deslocado ninho de batatas. O Four Flavors Pork balanceia os quatro sabores básicos num conjunto de lombo desfiado com vegetais que também leva cogumelo-orelha-de-pau.

Há erros básicos, como o rolinho primavera engordurado e servido com molho agridoce anódino, que não é uma coisa nem outra. Ou a dura crosta envolvendo as costelinhas de porco fritas. A compensação vem no final, numa das duas únicas sobremesas —a trivial banana caramelada, de fruta doce e crosta de açúcar com gergelim estalando na boca.

Avaliação: bom

R. Cap. Manuel Novaes, 203, Santana, região norte, tel. 2976-2559. Seg., ter. e qui.: 12h às 14h30 e 18h30 às 22h30. Sex. e sáb.: 12h às 14h30 e 18h30 às 23h. Dom.: 12h às 15h e 18h30 às 22h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais