CRÍTICA: Fôrno oferece boas pizzas para comer com as mãos

Tamanhas são as filas para ganhar a estreita escada que leva ao ainda jovem Fôrno, no segundo andar de um pequeno sobrado da Vila Buarque, que fica patente: os tempos favorecem as propostas de comida mais barata (mas, claro, com qualidade).

Um cenário informal com serviço despretensioso, assim como a opção por (poucas) pizzas e sanduíches, ajuda a arredondar a operação. O que não significa que ela seja pouco profissional, como prova a estrutura para preparar massas, pães e embutidos no local, tão eloquente quanto a comunicação com fones de ouvido da brigada.

São somente seis drinques (o negroni um pouco doce), cinco entradas, quatro sanduíches, quatro pizzas. Estas, individuais, têm massa de fermentação natural, leve, macia, assada corretamente (só falta o aroma inebriante da lenha). O molho é delicado e, tanto na marguerita quanto na de presunto cru, o queijo tipo scamorza (de vaca) substitui sem traumas (embora com diferença evidente) a mozarela de búfala.

Pizza de presunto cru, rúcula, raspas de limão e queijo grana padano, da Fôrno
Pizza de presunto cru, rúcula, raspas de limão e queijo grana padano, da Fôrno - Rogério Gomes/Divulgação

A pizza de presunto, aliás, é muito boa (leva rúcula, raspas de limão e queijo grana padano). Destaque também para a de calabresa (que o cardápio grafa com "z"...), feita com embutido artesanal curado e cebola roxa.

Entre os sanduíches, o de pastrami, feito na casa, úmido e saboroso, vem no pão de campanha com maionese de mostarda e picles de pepino. Avisos recomendam em toda parte que se coma tudo com as mãos –mas, neste caso, o pão logo fica úmido e vai se desfazendo: fica difícil. Assim como o hot dog, com a salsicha aflorando acima do pão de brioche e dificultando a mordida.

Os proprietários trouxeram, entre as únicas três sobremesas, o divertido pudim de leite na latinha, marca de sua outra casa, o Holy Burger.

AVALIAÇÃO: bom

R. Cunha Horta, 70, Vila Buarque, região central, tel. 2645-9499. 52 lugares. Seg. a qui.: 12h às 16h e 19h às 24h. Sex.: 12h às 16h e 19h à 1h. Sáb.: 12h à 1h. Dom.: 12h às 23h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais