No mezanino do MAC, Vista Café combina boas refeições a bela paisagem

Enquanto o restaurante no topo do Museu de Arte Contemporânea não abre, o que deve ocorrer em poucos meses, uma prévia do que está por vir estreou no mezanino do prédio: o Vista Café.

O autor do cardápio é o sócio Marcelo Bastos, chef do Jiquitaia. E a pegada é parecida: inspiração brasileira, nos ingredientes e nas receitas. Mas com um pouco mais de liberdade temática, por caminhos que incluem de pratos veganos a quitutes franceses.

Afinal, trata-se de um café —muito bonito, por sinal, pelo mobiliário (adequado a um museu de artes) e pela vista para a copa das árvores do entorno. Sendo assim, oferece um bom repertório de refeições rápidas para o dia todo.

Batata-doce com ricota, pimenta-biquinho, castanha-do-pará e agrião é opção de entrada do Vista Café
Batata-doce com ricota, pimenta-biquinho, castanha-do-pará e agrião é opção de entrada do Vista Café - GaroaFoto/Divulgação

São salgadinhos, como empadas —enormes, mas de massa pesada—, e pão de queijo, também na versão francesa, "gougère", omeletes, sanduíches (como o atraente misto-quente de queijo meia-cura e copa-lombo defumada artesanal), além de cafés variados, sucos e smoothies.

Mas é no almoço que aparece o "convescote" —refeição com entrada, prato e sobremesa a preço fixo, servida numa bandeja de bambu. Pena, é um raro restaurante de museu onde bebida alcoólica está banida —e faz falta, dada a qualidade da comida.

O menu muda todo dia. Nunca surpreendi peixes óbvios como salmão ou robalo, mas já encontrei carapau selado com leite de amendoim e azedinha, uma provocação saborosa, ou prejereba com moqueca de banana (ok, houve também um bobó de camarão, com caldo bem delicado).

Entradas podem ser nada óbvias, como batata-doce com ricota, pimenta biquinho, castanha-do-pará e agrião. Pratos podem ter vigor sertanejo, mas acabamento delicado, como picadinho de cordeiro com baião de dois, e podem ser veganos (mas nem por isso leves) como as favas e legumes com arroz.

As sobremesas têm uma contida doçura e boas combinações, como a pera cozida com creme de baunilha e biscoito de aveia, ou a musse de chocolate branco com maracujá.

Avaliação: bom

Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, acesso pelo portão principal do MAC-USP, Parque Ibirapuera, região sul, tel. 2648-0254. 74 lugares. Ter.: 10h às 21h. Qua. a dom.: 19h às 18h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais